Solenidade comemorativa dos “506 anos da Reforma Protestante” é realizada na Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba

Notícia publicada em: 2 de novembro de 2023

Com um público formado por líderes evangélicos, autoridades e convidados especiais, a Câmara de Pindamonhangaba realizou nesta segunda-feira, dia 30 de outubro, a Sessão Solene comemorativa aos 506 anos da Reforma Protestante. A solenidade foi promovida no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira” e aconteceu por meio da Lei Municipal nº 6.402/2021 e do Requerimento nº 02/2023, de 17 de janeiro de 2023, de autoria do vereador Júlio César Carneiro de Souza – Julinho Car

Veja Também :Governo de SP abre novas inscrições para curso gratuito de Educação Financeira

Inicialmente, o Ato Solene teve a Mesa Diretora formada e conduzida pelo Presidente da Câmara de Pindamonhangaba, vereador Norberto Moraes, pelos vereadores Júlio César Carneiro de Souza – Julinho Car (autor do requerimento da sessão solene) e Herivelto dos Santos Moraes – Herivelto Vela. Também estavam presentes à Mesa, o Vice-Prefeito de Pindamonhangaba, Ricardo Piorino; o vereador de Piquete/SP, Fernando César Queiroz Motta; o Pastor Presidente da Igreja Assembleia de Deus – Ministério Madureira de Pindamonhangaba, Marino Soares de Souza; o Orador Oficial da Sessão Solene, Pastor Rodrigo Camilo de Souza e o Presidente da União Evangélica de Moreira César, Jairo Cipriano.

Veja Também:Novo Cemitério de Moreira César

Na abertura dos trabalhos, em sinal de respeito, o vereador Norberto Moraes concedeu a honra de presidir a sessão solene ao vereador Julinho Car. Ele conduziu todos os atos solenes da noite. Em sua saudação inicial, Julinho Car enalteceu a participação dos pastores no desenvolvimento social de Pindamonhangaba e disse que “Pindamonhangaba é do Senhor Jesus”.

Orador Oficial: Reforma Protestante é um retorno a centralidade da pregação da palavra de Deus

Logo após a execução dos Hinos Nacional Brasileiro e de Pindamonhangaba, a Mesa Diretora concedeu a palavra ao Orador Oficial da Sessão Solene, Pastor Rodrigo Camilo de Souza.

Ele iniciou seu pronunciamento agradecendo a presença de todos e afirmou que “esta noite é muito especial, pois estão reunidos aqui os pastores que buscam o desenvolvimento e paz espiritual de nossa comunidade”.

Ao lembrar a data, o Pastor Rodrigo enfatizou que a Reforma Protestante marcou uma grande ruptura e uma grande transformação na história da Igreja”. “Essa Reforma trouxe uma transformação na Igreja, de fazer não só uma transformação, mas também na sociedade, que passava por um momento de muito desafios, um declínio moral e espiritual em todas as áreas da sociedade”, observou o pastor.

Para ele, “a Reforma Protestante nasce, sem dúvida nenhuma, para trazer libertação ao povo, a verdade, que é a pregação simples do evangelho de Jesus Cristo. A Reforma foi um retorno a centralidade da pregação da palavra de Deus, pois é a palavra de Deus que transforma, salva e traz transformação de vidas”.

Encerrando seu pronunciamento, o Pastor Rodrigo Souza lembrou a Parábola dos Talentos. “A essência da Reforma Protestante para nossos dias é que todos recebem de Deus um chamado, um dom, um talento, para pregarem o evangelho. O Senhor vai e dá os talentos, seja como pastores, como evangelistas, políticos, professores, médicos, seja qual for o propósito que Deus colocou para que você venha a executar. A essência do evangelho é ame a Deus de todo seu coração, com toda sua força e teu próximo como a ti mesmo. Se Deus tem colocado um recurso sobre a sua vida, se colocou um propósito, se ti da saúde, influência, capacidade, potencial, que você use isso para transformar vidas, abençoar vidas, que você use isso não somente para tocar sua igreja, mas para tocar essa sociedade”.

Reconhecimento e Homenagens

Considerado o ponto mais importante da sessão, a entrega de “honrarias e homenagens” aos pastores e pastoras é um dos momentos mais intensos da noite. Na comemoração dos 506 anos da Reforma Protestante, a Câmara de Pindamonhangaba rendeu as homenagens com a concessão de Diplomas de ‘Honra do Mérito’ aos Pastores Alessandro Corrêa Aliende, Aristides Soares do Amaral, José Carlos Ramos, Marcelo Santos Cardoso, Renato Tavares Soares, Rodrigo Henrique Cardoso de Carvalho e aos Evangelistas Benedito Cosme Ramos de Oliveira e Roberto Marcelino Dias.

Durante a solenidade aconteceram apresentações musicais da cantora Bruna Lopes, que foi acompanhada no violão por Reverton Matos e no backvocal por Elen Mariani.

     

Encerramento

Afirmando estar feliz pelo sucesso do evento e pela participação maciça de autoridades e convidados, o Presidente da Mesa Diretora, vereador Julinho Car salientou que “esta Casa sempre esteve e está aberta para a comunidade evangélica de Pindamonhangaba, pois o trabalho desenvolvido por todos em nossa cidade nos enche de esperança e orgulho”. Julinho Car reafirmou que apoio de todos os setores da sociedade nos mostra que estamos no caminho certo. E finalizou, frisando mais uma vez: “Pindamonhangaba é do Senhor Jesus”.

Por: Robson Luis Monteiro