André Rocha conquista ouro no Mundial de paratletismo no Japão

Notícia publicada em: 20 de maio de 2024

O paratleta André Rocha, integrante do programa Esporte Para Todos da Prefeitura de Taubaté, conquistou a medalha de ouro no lançamento de disco no Campeonato Mundial de Paratletismo em Kobe, Japão, no último domingo, dia 19. Aos 46 anos, Rocha celebra seu segundo título mundial, destacando-se na classe F52 com a marca de 20,72m.

A final da competição na classe F52 contou com seis atletas. Como líder do ranking mundial, André Rocha foi o último a lançar, o que lhe permitiu saber exatamente a marca necessária para conquistar o ouro.

Prefeitura de Taubaté realiza blitz educativa

Após queimar a primeira tentativa, ele assumiu a liderança com um lançamento de 20,04m na segunda rodada, marca suficiente para garantir a vitória. Na sexta e última tentativa, superou seu próprio desempenho ao atingir 20,72m, consagrando-se bicampeão mundial.

“Entrei na gaiola de lançamentos focado em descer o braço em todas as tentativas e sabia que tinha totais condições de fazer uma boa marca para levar o ouro. A chuva atrapalhou um pouco, mas faz parte do atletismo, e consegui render muito bem. Essa medalha também é de vocês (Taubaté). É do Brasil”, comentou André após a prova.

Esta é a terceira medalha de André Rocha em campeonatos mundiais. Ele estreou em Londres 2017, onde foi campeão mundial e estabeleceu o recorde mundial de lançamento de disco F52 com 23,80m, marca que ainda detém. Em 2023, conquistou o bronze no Mundial de Paris.

A carreira de André Rocha no atletismo paralímpico começou em 2013, através do programa Esporte Para Todos, após um acidente enquanto atuava como policial militar que o deixou paraplégico. Inicialmente envolvido com o basquete em cadeira de rodas, Rocha encontrou sua verdadeira vocação no arremesso de peso e lançamento de disco.

Já classificado para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, André Rocha ainda competirá em junho na 2ª Fase do Circuito Nacional de Paratletismo e no Meeting Paralímpico de São Paulo, antes de focar totalmente nas Paralimpíadas, que ocorrerão de 28 de agosto a 8 de setembro.

PRINCIPAIS TÍTULOS CONQUISTADOS

  • Bicampeão mundial do lançamento de disco: Londres 2017/Kobe 2024
  • Medalha de bronze no lançamento de disco no Campeonato Mundial de Paris 2023
  • Prata no arremesso de peso nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015 e bronze em Lima 2019
  • Prata no arremesso de peso nos Jogos Mundiais Militares de 2015 na Coreia do Sul
  • Tetracampeão do arremesso de peso no Open Grand Prix de Berlim, Alemanha

ESPORTE PARA TODOS

O projeto Esporte Para Todos apoia a prática esportiva para pessoas com deficiência em Taubaté. Mantido pela Prefeitura de Taubaté através da Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida, é uma das equipes mais bem estruturadas do Brasil, oferecendo modalidades como atletismo, natação, halterofilismo, bocha, basquete em cadeira de rodas, tênis de mesa, ciclismo e badminton.

 

Operação Policial Conjunta em Tremembé e Região Prende Fugitivo Procurado por Homicídio e Recupera Bens Roubados