Prefeitura de Taubaté realiza pesquisa de satisfação do transporte acessível urbano

Notícia publicada em: 20 de maio de 2024

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, iniciou nesta segunda-feira, dia 20, a Pesquisa de Satisfação do Transporte Acessível Urbano (TAU). A iniciativa tem como objetivo avaliar a qualidade do serviço oferecido aos usuários, abrangendo tanto as linhas urbanas quanto as rurais.

Ao todo, aproximadamente 1.100 pessoas serão entrevistadas, distribuídas de acordo com a representatividade das linhas na operação. A coleta de informações será realizada de forma presencial no Terminal Rodoviário Urbano (Rodoviária “Velha”), na praça Dom Epaminondas, no ponto de ônibus em frente ao Taubaté Shopping, dentro dos veículos e em outros locais com grande concentração de embarques e desembarques. Além disso, a pesquisa também estará disponível virtualmente nas redes sociais.

André Rocha conquista ouro no Mundial de paratletismo no Japão

Os aspectos avaliados na pesquisa incluem níveis de conforto, tempo de espera, regularidade, conservação e limpeza dos veículos, tratamento aos usuários, segurança nas viagens, informações do sistema e aquisição e recarga de créditos. Os entrevistados atribuirão notas de 1 a 5, na escala de “muito ruim” a “muito bom”, para cada quesito e definirão a importância de cada um no contexto geral. Também serão solicitadas três respostas espontâneas sobre o principal problema do sistema, motivos para não utilizarem o transporte mais frequentemente e sugestões para torná-lo mais atrativo.

ÍNDICE DE QUALIDADE

A previsão é que a pesquisa seja concluída em até 20 dias, sendo que os resultados comporão o Índice de Qualidade do Transporte (IQT). Este índice está previsto no aditivo do contrato de concessão e é utilizado como uma ferramenta de gestão, podendo onerar a empresa concessionária caso as metas estabelecidas não sejam atingidas.

Todos os dados fornecidos pelos participantes estarão protegidos de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – Lei nº 13.709/2018.

Para participar, acesse: Pesquisa de Satisfação.

Projeto Música no Mercado tem apresentação de viola neste domingo (26)