Modernização do sistema de iluminação atinge 30% e 28 bairros já estão com LED 100%

Notícia publicada em: 2 de fevereiro de 2023

Vinte e um bairros de Pindamonhangaba já estão com praticamente todo seu sistema de iluminação substituído por LED. A ação faz parte do plano de modernização e eficientização do sistema de iluminação pública e vem sendo executado pela Prefeitura de Pindamonhangaba, através da Secretaria de Governo e Serviços Públicos.

vereadores de Pindamonhangaba aprovam 5 Projetos na 1ª sessão ordinária de 2023

Das 23 mil luminárias convencionais, cerca de 7 mil já foram substituídas por LED, o que representa cerca de 30% de todo o parque de iluminação do município. Nesta semana, o trabalho será finalizado nos bairros César Park, Terra dos Ipês, Vila Burghese, Socorro e Vila Rica.

Bairros que já foram contemplados com Iluminação LED
Vale das Acácias, Santana, Crispim, Bosque, Alto Cardoso, São Benedito, Residencial Andrade, Campo Alegre, Carangola, Castolira, Bela Vista, Jardim Mariana, Lago Azul, Lessa, Liberdade, Maricá, Mombaça, Parque das Palmeiras, Parque Ipê, Pasin, Portal dos Eucaliptos, Santa Cecília, Santa Clara, Triângulo, Vila São Benedito, Vila Verde, Araguaia e Flamboyant.
Segundo a Secretaria de Governo, alguns pontos desses bairros ainda permanecem com iluminação convencional, em virtude de serem pontos que serão contemplados junto ao convênio com a EDP, que o município recebeu como doação ou espaços de praças públicas que serão finalizados posteriormente.

Sobre o projeto
A ação vem sendo realizada pela empresa Ilumitech Construtora e trará ao município uma economia na conta de luz na ordem de 60%, estimada em R$ 330 mil por mês, bem como o aumento significativo do “brilho” da cidade, aumentando em mais de 120% o índice de iluminamento em todas as ruas e avenidas.
A empresa realizará também todo o georreferenciamento, etiquetamento dos postes e a troca de relés, luminárias e grande parte dos braços de iluminação pública.
Com esse trabalho, a Prefeitura já vem reduzindo o consumo de energia, gerando economia aos cofres públicos. Além de menor consumo de energia e maior “brilho”, as luminárias de LED também têm vida útil maior que as luminárias convencionais.
“Essa foi uma proposta do nosso plano de governo e uma meta determinada pelo prefeito Dr. Isael. Em breve a cidade toda receberá iluminação de primeiro mundo, trazendo mais segurança e uma sensação visual mais moderna”, afirmou o secretário de Governo Ricardo Piorino.

Veja mais: Pindamonhangaba inicia montagem de estrutura para festividades carnavalescas