Festa e alto astral marcam 10 anos da Casa do Idoso Leste

Notícia publicada em: 19 de outubro de 2022

Os caminhos dos aposentados Clemir de Souza Garcia e Antônio Carlos da Silva e da professora de Educação Física Nilcéia Soares se cruzaram em 2012, ano em que a Prefeitura de São José dos Campos implantou a Casa do Idoso Leste.

Pinda realiza encerramento do ‘Outubro Rosa’ no sábado (22)

Naquela ocasião, Nilcéia iniciava seu estágio de Educação Física na unidade, enquanto dona Clemir não perdia uma atividade da Casa do Idoso da região onde mora, após 5 anos frequentando a unidade Centro. Silva também é assíduo desde o início.

Nesta terça-feira (18), eles tinham muitos motivos para comemorar durante a festa de celebração dos 10 anos da Casa do Idoso Leste, que lotou o auditório.

Afinal, como estava escrito em um dos cartazes ao lado do bolo de aniversário e que motivou muitas fotos, eles fazem parte desta história. E desde o início.

“Em 2008, já morava na região leste, mas só tinha a Casa do Idoso Centro. Então, eu estava lá todos os dias participando das atividades. Quando inauguraram a Casa Leste em 2012, vim para cá e estou firme até hoje”, disse dona Clemir, que tem 78 anos e mora na Vila Tatetuba.

“Tenho muitas histórias com as Casas do Idoso e só recordações boas. Passo mais tempo aqui do que na minha casa. É um dia de muita alegria e fico muito feliz de fazer parte desta história”, completou a aposentada.

Saúde e bem-estar

Garcia é tão grato à Casa do Idoso Leste e seus funcionários que até compôs uma música, que fez questão de cantar durante a solenidade. O título resume todo seu amor pela unidade: Privilégio.

“É um privilégio fazer parte da Casa do Idoso Leste. Deus me inspirou para compor esta música, que quero gravar. É uma homenagem e um agradecimento estes 10 anos de alegrias e convivência saudável”, afirmou o aposentado, que tem 74 anos e reside no Jardim São Vicente.

Uma das responsáveis pela saúde e bem-estar dos idosos, Nilcéia também se emocionou durante a festa.

“Comecei aqui como estagiária. O sentimento é de muita gratidão por fazer o que mais amo. As Casas do Idoso são portas abertas para muita coisa boa para os idosos e para os funcionários das unidades”, disse a professora de Educação Física, que tem 36 anos.

“Fico muito feliz por saber que, com as atividades físicas que comando, ajudo os idosos a terem mais saúde, ânimo e bem-estar. Isto não tem preço”.


Bailão

Durante quatro horas na manhã desta terça, o lotado auditório da Casa do Idoso Leste se transformou em um enorme salão de festas, com muita alegria, animação e alto astral.

Parecia uma prévia dos bailes noturnos das sextas e dos saraus dos sábados à tarde.

Teve de tudo e atrações para todos os gostos: apresentações teatrais e do coral da unidade, dança cigana, dança intergeracional e apresentação da Banda da Polícia Militar, com vários sucessos musicais e que terminou com o tão aguardado Parabéns.

Na saída do auditório, os idosos receberam bolos para levarem para casa.

Durante todo o evento, os frequentadores fizeram questão de dançar, abraçar e tirar fotos com os 59 funcionários, em uma demonstração da harmonia que reina na unidade.

Mais festas

A comemoração dos 10 anos da Casa do Idoso Leste encerra as celebrações deste ano.

Em junho, a unidade Sul completou 10 anos. Em julho, foi a vez dos 15 anos da Casa do Idoso Centro e dos 8 anos da Casa do Idoso Norte.

Vida longa para as Casas do Idoso.