Escolas Infantis acolhem mais de 30 mil crianças

Notícia publicada em: 9 de fevereiro de 2023

A Primeira Infância, fase da vida que abrange do nascimento aos cinco anos de idade, recebe todo cuidado e atenção em São José dos Campos.

Quadras de areia são entregues no Parque Ribeirão Vermelho

Na rede de ensino municipal, 113 escolas de Educação Infantil abrem suas portas desde o início do ano letivo (2 de fevereiro) para acolher mais de 30 mil crianças.

Por dentro de uma escola infantil tudo é pensado e planejado para oferecer o melhor às crianças para o desenvolvimento integral e a alfabetização: propostas de aprendizagem nas salas de aula, nos parques e nas áreas externas planejadas para o brincar livre, alimentação saudável e projetos diferenciados que consideram os direitos e as necessidades das crianças.

Universo infantil 

Crianças e bebês como Liana Oliveira Rabello Ávila, 9 meses, são recebidos nas escolas pelas equipes de professores, agentes educadores, gestores e todos profissionais da Educação que trabalham para garantir atendimento às especificidades dos bebês e das crianças em espaços seguros e acolhedores para o desenvolvimento dos pequenos.

A pequena e sorridente Liana frequenta a Emei Padre João Marcondes Guimarães, no Bosque dos Eucaliptos, junto com a mãe Mariana Oliveira Barreto Ávila, que é professora da unidade, no Pré 2.

Como ‘mãe, Mariana conta que “a experiência da filha na escola é muito importante, com socialização desde pequena, com outros bebês, e os ambientes que a escola oferece, com materiais diversos que contribuem para o desenvolvimento dela”.

Já segundo a visão de professora, “trabalhar com o Pré 2 é incrível, pois as crianças estão dispostas a aprender, se envolvem nas atividades, os pais contam que estavam ansiosos para voltar para a escola, fazendo até contagem regressiva. Essa fase da Educação Infantil é muito legal, tem sido ótima a experiência na escola”, diz Mariana.

Crianças satisfeitas

“Acabei de chegar na escola e é legal. Gostei muito dessa sala e da minha professora. Aqui a gente brinca, desenha, vai no parque, tem lanche, arroz, feijão e farofinha, eu gosto!”, conta Antonela Oliveira, 5 anos.

“Gosto da escola e estou animado para esse ano”, afirmou Felipe Santana, 5 anos.

Você sabia?

Ao ingressar numa escola infantil, as famílias têm acesso a:

– Orientações sobre o processo de acolhimento e adaptação, por meio de reunião e distribuição de folder informativo.

– Espaço tranquilo e adequado para realizar o aleitamento materno.

– Suporte para alimentação das crianças que possuem restrições alimentares, cardápio elaborado por nutricionistas e alimentos ofertados pela rede de ensino municipal.

– Atividades pedagógicas pensadas nas características de cada faixa etária, com valorização das brincadeiras.

– Projetos de investigação, pesquisa e busca para resolução de problemas.

– Projeto Pedagogia Empreendedora dos Sonhos para estimular os sonhos no Pré 2.

– Livros e materiais pedagógicos que ampliam o conhecimento de mundo das crianças.

– Jogos para  aprendizagem e diversão acompanhados das famílias.

– Material didático próprio nas turmas de Pré 2.

Veja mais: Mais 5 UBSs Resolve oferecem educação nutricional às famílias