Alerta à população sobre acidentes escorpiônicos

Notícia publicada em: 26 de agosto de 2022

Prefeitura Municipal de Natividade da Serra através da Vigilância Epidemiológica faz alerta a população sobre acidentes escorpiônicos.

Acidente escorpiônico ou escorpionismo| É o envenenamento provocado por um escorpião quando este injeta seu veneno por meio de seu ferrão.

Escorpiões de importância médica no estado de São Paulo

Os escorpiões pertencem à classe dos aracnídeos (assim como as aranhas), predominantes nas zonas tropicais (como no Brasil) e subtropicais do mundo. Ocorrem durante o ano todo.

ATENÇÃO !!! São 101 Vagas de trabalho veja sua vaga, click na matéria. lá tem todas as informações

No Estado de São Paulo há duas espécies principais que causam acidentes (picadas) em seres humanos:

Tityus serrulatus: conhecido como escorpião amarelo Possui pernas e cauda amarelo-claras e o tronco escuro. Medem até 7 cm de comprimento. É responsável pela maior parte dos acidentes.

Tityus bahiensis: conhecido como escorpião marrom ou preto Possui o tronco escuro, pernas e cauda marrons avermelhados com manchas escuras. Possuem cerca de 7 cm de comprimento. São menos numerosos que o Tityus serrulatus em áreas urbanas.

Limpeza do ambiente

População: O escorpião é um animal originalmente de mata, mas se adaptou ao meio urbano devido à ocupação humana, que vem invadindo hábitats naturais dos escorpiões e facilitando a disponibilidade de abrigo principalmente nas galerias de água e esgoto, mas também em terrenos baldios com acúmulo de entulho e lixo, e de alimento em abundância, como baratas.

A forma mais adequada de se evitar o aparecimento de escorpiões nas residências é vedar e ralos (de chão e pias) frestas e vãos (portas e janelas) que permitam a entrada desses animais, que normalmente vêm das galerias de aguá e esgoto. Além disso, deve-se evitar o acúmulo de detritos e entulhos no terreno e quintais, principalmente aqueles que possam atrair baratas e servir de abrigo para o escorpião.

Primeiros socorros em caso de acidente com escorpião

O que o acidentado deve fazer:

Limpar o local com água e sabão;

Aplicar compressa morna no local;

Procurar o serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento o mais rápido possível;

Se for possível (com segurança e desde que não leve muito tempo, pois a prioridade é o atendimento médico urgente),fotografar o animal para identificação no serviço de saúde.

INFORMAÇÕES: (12) 3677-1155 ou (12) 3677-1102

TAUBATÉ SEGUE VACINAÇÃO CONTRA COVID NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA 26 DE AGOSTO