Aulas começam com novas escolas, materiais escolares e protocolos

Notícia publicada em: 4 de fevereiro de 2022

“Acolher, proteger, cuidar, estudar.” Este é o lema da rede de ensino municipal de São José dos Campos, neste ano letivo, que teve início nesta quinta-feira (3), com as escolas abertas para garantir aos mais de 71 mil estudantes o direito à Educação.

O primeiro dia é marcado por acolhida animada e carinhosa em todas as Unidades escolares com o reencontro dos professores, alunos, equipes e toda comunidade escolar. As aulas seguem os protocolos do Plano São Paulo, com orientações do Comitê de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus, uso obrigatório de máscaras, higienização frequente das mãos e de ambientes comuns, entre outras ações para a segurança dos professores, alunos, familiares e servidores em geral.

Prefeitura triplica atendimento nos Núcleos de Apoio Psicopedagógico

A Prefeitura de São José possui 114 escolas infantis (entre rede direta e parceira) e 50 escolas de Ensino Fundamental, que atendem juntas mais de 71 mil estudantes.

Aprovação das famílias

Na Emei Domingos de Custódio, na Vila Tesouro, a criançada começou o dia feliz. William Alvarenga acompanhou de perto os primeiros momentos da filha Louise Helena, 2 anos, nesta manhã na escola.

“Este é o segundo ano da Louise na escola, gosto de acompanhar. Mesmo em tempos difíceis, com a pandemia, a escola é muito importante e as crianças devem vir para socializar e aprender”, disse.

Naira Cristine Pereira se sente tranquila após deixar os dois filhos, Heitor, 4 anos, e a bebê Héguila na escola durante a manhã. “O Heitor vem para a escola desde o ano passado, a minha bebê está começando agora e nem chorou, estão animados. A escola ajuda muito no crescimento das crianças, percebi o quanto Heitor desenvolveu mais, fez amizades e está muito bom”, comentou.

“Trouxe as minhas filhas hoje e fico tranquilo, percebemos os cuidados, protocolos e acolhida na escola. Fico muito feliz em ter minhas filhas nesta escola, a participação dos pais é importante na educação e melhora o ambiente escolar”, disse Felipe Araujo.

Aprovação das crianças

Segundo o pequeno Heitor Pereira, 4 anos, “a escola é legal, com amigos e lanche bom”.

“Eu gosto muito da escola, estava com muitas saudades”, disse Enzo de Oliveira, 4 anos.

Para Nalu Dias de Morais, 4 anos, “a escola é muito legal, gosto de comer lanche e brincar de massinha”.

Protocolo e cuidados

Em caso de estudantes com comorbidades que não puderem retornar às aulas será seguido o critério de licença médica, mediante apresentação de atestado.

Além dos protocolos do Plano São Paulo e da Vigilância Sanitária, as Unidades Escolares recebem orientações sobre higienização frequente de mãos e distanciamento social, EPI’s (com álcool em gel, tapetes sanitizantes, termômetros e máscaras), e sanitização frequente dos locais.

Novas escolas 

O ano letivo de 2022 começa com três novas escolas municipais: Emef Profª Luiza Maria Cavalcanti Guratti (Setville), Cedin Profª Ana Maria Arruda Pereira (Jd. São José 2) e a Emef Profª Terezinha Araújo (Santa Hermínia).

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, investiu mais de R$ 24,2 milhões nas novas escolas. Juntas, as três escolas vão oferecer mais de duas mil vagas na rede municipal. Cada nova escola de Ensino Fundamental possui capacidade para atender até 900 alunos e a escola infantil do Jardim São José pode atender até 500 crianças.

Material escolar

A partir do primeiro dia de aula, os estudantes das 50 escolas de Ensino Fundamental irão receber os materiais escolares. Os 21 itens que compõem o material escolar dos alunos foram arrematados no pregão por R$ 2.963.928,37. O material escolar dos alunos da rede municipal é composto por materiais como: caderno, minidicionário, régua, tesoura, apontador, caneta esferográfica azul e vermelha, lápis de cor, entre outros.