Bibliotecária de Pinda participa de curso sobre inclusão e livre acesso à leitura

Notícia publicada em: 15 de dezembro de 2022

A bibliotecária da Prefeitura de Pindamonhangaba, Carmem Lidia Zaitune Pamplin, concluiu o curso para formação de profissionais do setor que atuam em empresas públicas, realizado entre os meses de agosto e novembro.

Pesquisa é fundamental para reduzir despesas com material escolar

Ela participou a convite do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas, o Iberbibliotecas, que reúne membros do Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai e Peru.
O Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas é liderado pela Secretaria-Geral Ibero-Americana e pla a Unidade Técnica e está a cargo do Centro Regional para a Promoção do Livro na América Latina e no Caribe
Carmem e mais 24 brasileiros foram convidadas para participar do curso, que visa gerar e fortalecer capacidades em bibliotecários para projetar e prestar serviços com enfoque de gênero e interculturalidade para populações em situação de vulnerabilidade.
Deste modo, o curso atendeu aos contextos em que se desenvolvem e amplia as possibilidades de garantia dos direitos dos cidadãos ao acesso à oralidade, cultura escrita, informação e conhecimento. “Foram seis módulos que buscam promover o acesso livre e gratuito à leitura e à informação para todos, por meio de uma rede ibero-americana de cooperação entre bibliotecas públicas, para gerar sinergias e potencializar recursos em benefício comum a todos os países membros do Programa”, afirmou Carmem.
Ela explicou que o Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas “promove o acesso livre e gratuito à leitura e à informação para todas as pessoas, sem discriminação, através da formação de uma rede Ibero-americana de cooperação entre bibliotecas públicas que permite gerar sinergias e aumentar os recursos para o benefício comum de todos os países e cidades vinculados”.
Ainda segundo ela, os conhecimentos adquiridos no curso vão ajudar a fomentar o acesso pleno à leitura e busca por conhecimento da população que buscar livros na biblioteca.
A bibliotecária já participou de outros quatros cursos da mesma instituição