A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo está emitindo um alerta para doenças transmitidas por água e alimentos devido às condições climáticas adversas atuais, que incluem uma forte estiagem, onda de calor, baixa umidade e poluição do ar.
Com o aumento da temperatura e as queimadas, a SES recomenda cuidados adicionais para prevenir problemas de saúde associados à contaminação hídrica e alimentar.
A diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica da SES, Tatiana Lang, enfatiza a importância da ingestão de água potável para evitar doenças como cólera, febre tifoide, hepatite A e outras diarreicas agudas. Lang também destaca que a transmissão de doenças pode ocorrer através de alimentos contaminados, especialmente quando não se seguem práticas adequadas de higiene e armazenamento.
Além disso, em regiões afetadas por queimadas, é crucial adotar precauções extras ao coletar água da chuva. A água das primeiras chuvas após o período de estiagem pode conter poluentes provenientes das queimadas, tornando-a inadequada para o consumo. A SES recomenda a filtragem e desinfecção da água para garantir sua potabilidade. As recomendações incluem:
- Filtrar a água com coador de papel ou pano limpo e adicionar duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% por litro de água, deixando-a repousar por 30 minutos, ou fervê-la por 3 minutos após filtrá-la.
- Utilizar água sanitária a 2,5% para diluição na água potável, disponível em postos de saúde e em supermercados e farmácias, cuidando para que não contenha aditivos como perfumes.
- Descartar a água das primeiras chuvas após estiagem e manter limpas as superfícies de captação.
Os sinais de infecção por doenças transmitidas por água e alimentos incluem febre, vômito, náuseas, dor abdominal, dor de cabeça e tonturas. A SES recomenda que, ao perceber qualquer sintoma, as pessoas busquem imediatamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
Homem é preso pela Dise com drogas, armas e cigarros contrabandeados em Jacareí