Golpe Cibernético voz do Governador Tarcísio de Freitas é Falsificada por Golpistas nas Redes Sociais

Notícia publicada em: 13 de setembro de 2024

Alerta: golpistas recriam voz do governador Tarcísio de Freitas para aplicar fraude nas redes sociais

O Governo de São Paulo está emitindo um alerta sobre um golpe sofisticado que utiliza tecnologia de inteligência artificial (IA) para enganar os cidadãos.

Recentemente, um vídeo circulando na internet tem atraído a atenção das autoridades: golpistas recriaram a voz do governador Tarcísio de Freitas e usaram essa imitação para promover uma fraude.

Operação “Ferrari” prende membros do PCC em Pindamonhangaba

No vídeo, os criminosos divulgam uma mensagem falsa afirmando que o Procon de São Paulo determinou uma multa a todas as bandeiras de cartões de crédito, obrigando-as a devolver um valor em dinheiro aos consumidores – o que seria uma espécie de cashback. O objetivo dos golpistas é fazer com que os usuários cliquem em um link que simula um site do Procon-SP. Ao acessar o link, as vítimas são levadas a fornecer informações pessoais e bancárias, acreditando que estão recebendo um reembolso.

O Procon-SP e outros órgãos do Governo de São Paulo informam que não estão promovendo nenhuma campanha de cashback para compras de cartão de crédito. Eles orientam que qualquer mensagem recebida sobre este tema seja imediatamente denunciada às autoridades. É crucial que a população verifique a autenticidade das informações antes de compartilhar dados pessoais.

Graças ao sistema de inteligência da Secretaria de Segurança Pública, o golpe foi identificado e um inquérito policial foi aberto para investigar o uso indevido da IA na falsificação da voz do governador e na execução da fraude. O objetivo é localizar e responsabilizar os responsáveis por este crime cibernético.

Como denunciar

Caso você encontre um golpe envolvendo distorções de imagem e voz por inteligência artificial, é possível registrar um boletim de ocorrência na Delegacia Eletrônica ou comparecer a um Distrito Policial para formalizar a denúncia. Além do registro, a Polícia Civil enfatiza a importância da representação criminal por parte da vítima, conforme prevê a legislação.

PF indicia deputado André Janones por envolvimento em suposto esquema de “rachadinha”