Na terça-feira, 29 de outubro, a Câmara Municipal de Pindamonhangaba realizou a 37ª sessão ordinária do ano, onde dois projetos importantes foram aprovados por unanimidade pelos vereadores.
O destaque ficou para o Projeto de Lei Ordinária nº 169/2024, que institui o Dia Municipal das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas , que se realiza anualmente em 21 de março.
Câmara de Pindamonhangaba Aprova Descontos em Multas e Juros para Contribuintes com Débitos Tributários
Celebração das Tradições Afro-Brasileiras O projeto, proposto pelo vereador Herivelto dos Santos Moraes, conhecido como Herivelto Vela, tem como objetivo homenagear as tradições e religiões trazidas pelos povos africanos ao Brasil. Durante a apresentação, o vereador enfatizou a importância dos dados para promover a história e a cultura afro-brasileira, além de servir como um momento de conscientização sobre a diversidade étnico-racial e o combate ao racismo e à intolerância religiosa.
Cada vereador poderá indicar um homenageado ligado às tradições afro-brasileiras para ser reconhecido na data.Reconhecimento ao Padre Agnaldo Soares LimaOutro projeto aprovado na sessão foi o Projeto de Decreto Legislativo nº 13/2024 , que concede o título de Cidadão Pindamonhangabense ao Reverendíssimo Padre Agnaldo Soares Lima.
O padre é reconhecido pelos seus relevantes serviços prestados à comunidade e é atualmente Coordenador Nacional da Rede Salesiana de Ação Social. Sua trajetória inclui formação em Teologia, Pedagogia e Filosofia, além de especialização em Educação Social.
Agradecimento ao Projeto Natação do FuturoDurante a sessão, também houve um momento especial em que coordenadores, professores e alunos do Projeto Natação do Futuro entregaram certificados de agradecimentos aos vereadores presentes. O projeto, liderado pela professora Adreanne Abreu, visa apoiar jovens nadadores do município e foi beneficiado por emendas impositivas dos parlamentares.
Próxima Sessão OrdináriaA próxima sessão ordinária da Câmara está agendada para o dia 5 de novembro, às 17 horas. As reuniões são abertas ao público e têm como objetivo garantir a transparência nas discussões legislativas. As sessões são transmitidas ao vivo pelo canal 4 da Operadora CLARO e pelo portal da Câmara Municipal, com interpretação em LIBRAS para garantir acessibilidade a todos os cidadãos.