A Secretaria de Obras de Taubaté está executando importantes obras de manutenção e melhorias nas galerias de águas pluviais em diferentes pontos da cidade.
Entre os trabalhos em andamento e realizados durante a última semana destacam-se a construção e ampliação das bocas de lobo na Vila Costa, contenção de erosão na Independência, limpeza e desassoreamento em córrego no Itaim, entre outras ações de manutenção concluídas como nos bairros São Gonçalo e Jardim Bela Vista.
Os trabalhos são executados com muito empenho e comprometimento pelas equipes do setor de galerias, que se dedicam entre obras de manutenção, preventivas e emergenciais, além das vistorias nas tubulações.
Na rua José Rodrigues da Silva, na Vila Costa, próximo ao shopping, está sendo realizada a construção e ampliação das bocas de lobo a fim de aumentar a capacidade de captação da rede coletora, auxiliar o sistema de drenagem e assim contribuir para a redução dos alagamentos na área. Já na rua Prof. Escolástica Bicudo, na região da Independência, está sendo desenvolvida a contenção de erosão para estabilizar a área afetada.
Entre as ações desenvolvidas e concluídas nos últimos dias estão a manutenção realizada na avenida Capitão Amaro de Toledo, no bairro São Gonçalo, e a troca de ramal, que estava obstruído, na rua Dr. Flávio Belegare Nunes, no Jardim Bela Vista. Os trabalhos foram desenvolvidos para restabelecer o funcionamento do sistema de drenagem.
Além desses serviços, está sendo executada a limpeza e o desassoreamento do córrego localizado nas dependências do Cavex (Comando de Aviação do Exército), a fim de desobstruir a saída da galeria de águas pluviais e reduzir os alagamentos, principalmente na rua Maria Francisca Thaumaturgo Meirelles.