Região do Vale do Paraíba quebra recorde de calor com temperaturas de até 38,5°C

A região do Vale do Paraíba e a área bragantina enfrentaram, nesta quarta-feira (2), um dia histórico de calor intenso, marcando um novo recorde de temperatura. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cinco cidades da região, incluindo Pindamonhangaba, atingiram as temperaturas mais altas de 2024, com os termômetros chegando a 38,5°C entre as 14h e 15h.

 

As cidades que bateram recordes incluem Taubaté, Bragança Paulista, Campos do Jordão, Cachoeira Paulista, São Luiz do Paraitinga e Pindamonhangaba. Em Taubaté, a temperatura atingiu 38,2°C, superando os 36,8°C registrados na semana anterior, com uma umidade relativa do ar extremamente baixa, de apenas 13%, comparável à de desertos.

CEPATAS de Pindamonhangaba abre inscrições para castração gratuita de cães e gatos

Pindamonhangaba também experimentou um calor intenso, seguindo a tendência regional.

Bragança Paulista, na região bragantina, também registrou calor extremo, alcançando 36°C, enquanto Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil, experimentou temperaturas inéditas de 30,1°C, superando os 28,7°C da semana anterior.

Cachoeira Paulista foi a cidade mais quente do dia, registrando 38,5°C, quebrando o recorde anterior de 36,7°C, alcançado em março. São Luiz do Paraitinga também não ficou atrás, com 36,7°C, batendo o recorde anterior de 34,9°C.

A combinação de calor intenso e baixa umidade, com níveis variando de 13% a 24% nas cidades citadas, colocou a região em estado de alerta. O Inmet manteve o aviso de alerta amarelo, reforçando a importância de medidas preventivas, como a hidratação e a limitação de atividades ao ar livre.

Nove Estados Adotarão Lei Seca Durante Eleições Municipais

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest