PM recaptura 157 detentos no primeiro dia da ‘saidinha’ em SP

No primeiro dia da saída temporária no estado de São Paulo, a Polícia Militar recapturou 157 detentos que descumpriram as regras estabelecidas pela Justiça para usufruir do benefício.

A operação, que começou na terça-feira (17), resultou na recondução desses indivíduos ao sistema prisional, com a maior parte das prisões ocorrendo na capital paulista e região metropolitana, onde 56 detentos foram recapturados. Somente nas primeiras horas do dia, 15 foram flagrados em cenas de uso de drogas na região central da cidade.

Multas por queimadas em SP ultrapassam R$ 25 milhões em 2024; 23 detidos por uso intencional de fogo

No interior de São Paulo, Ribeirão Preto liderou com 28 recapturas, seguido por Sorocaba com 19, São José do Rio Preto com 14, Campinas com 11, São José dos Campos com 11, Presidente Prudente com 6, Piracicaba com 6, Santos com 3, Bauru com 2 e Araçatuba com 1.

Os detentos devem cumprir rigorosas condições para obter o benefício da ‘saidinha’, como permanecer na cidade informada ao Judiciário, evitar as ruas à noite, não frequentar bares ou boates e não se envolver em atos considerados graves. Após a recaptura, eles passam por exame pericial no Instituto Médico Legal (IML) antes de serem transferidos para Centros de Detenção Provisória ou para a Penitenciária Feminina.

Desde o ano passado, uma portaria publicada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) determina que detentos flagrados violando as normas sejam levados de volta à prisão imediatamente. Além disso, um acordo de cooperação entre a SSP e o Tribunal de Justiça permite que policiais acessem informações sobre os réus através de dispositivos móveis, verificando se as medidas cautelares estão sendo respeitadas.

Essa é a terceira ‘saidinha’ concedida pela Justiça no estado de São Paulo em 2024, e os detentos devem retornar às penitenciárias até a próxima segunda-feira (23).

Mais de 3 mil detentos deixam presídios do Vale do Paraíba e Litoral Norte para terceira “saidinha” de 2024

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest