Aprender de forma lúdica conceitos importantes para a vida: essa é a proposta do projeto Na Pista Certa – uma iniciativa sobre segurança viária que acontece de 9 a 15 de novembro e contempla alunos do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino com idade entre cinco e 11 anos de idade.
Esse é o quarto ano que a EM Marina Salete, no Perequê-Açu, recebe a iniciativa, que é uma parceria da Secretaria de Educação com a Fundación MAPFRE, e desenvolve atividades que transmitem conceitos e orientações sobre segurança viária com base nas regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade de todos que fazem parte da sociedade.
“O projeto contará com a participação de diversas escolas do município, atendendo cerca de duas mil crianças ao longo da semana. A iniciativa é voltada a estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, que participarão de experiências lúdicas e pedagógicas em um espaço cenográfico itinerante e modular”, explicou a supervisora de ensino Mayrielle Germano.
As atividades tem uma média de duração de 50 minutos e são divididas em duas partes. Na primeira, os alunos participaram de uma apresentação de teatro que introduz as crianças em princípios de cidadania, de meio ambiente e de educação e segurança no trânsito. Na segunda parte, esses mesmos estudantes podem aplicar os conceitos em uma cidade simulada – um espaço cenográfico de 600m ² com estrutura modular e itinerante no qual monitores devidamente treinados orientam os participantes a assimilarem e vivenciarem a teoria, circulando com bicicletas e triciclos, obedecendo à sinalização.
O projeto Na Pista Certa teve início em 2007 e já beneficiou mais de 190 mil crianças em todo o Brasil.



