A médica residente em dermatologia, Betina Nogueira, de 30 anos, trocou os jalecos pelo papel de paciente ao ser diagnosticada com leucemia mieloide aguda em julho de 2023.
Após três sessões de quimioterapia, Betina foi informada que precisaria de um transplante de medula óssea. A surpresa veio quando sua única irmã, Betânia, foi confirmada como doadora com 100% de compatibilidade.
Natural de Matias Barbosa, Minas Gerais, Betina estudava em São Paulo, onde realizava residência no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). A notícia do diagnóstico veio em um momento de realização profissional, pois ela havia retornado de um congresso internacional de medicina. “Foi um choque ter que pausar minha vida tão ativa e feliz, mas a notícia de que minha irmã era compatível trouxe esperança”, conta Betina.
Moraes Rejeita Recurso do X Contra Bloqueio de Perfis de Monark
Após o transplante, realizado com sucesso, Betina relembra o momento em que recebeu a notícia de que a medula havia “pegado”, termo usado para descrever a aceitação do transplante. “Escrevi numa folha ‘A medula pegou’ e, ao verem, minha família se abraçou emocionada”, disse.
Betânia, que agora pretende seguir os passos da irmã na medicina, sentiu-se realizada em poder ajudar nesse momento crucial. “Hoje, minha medula é 100% da minha irmã, e isso nos uniu ainda mais”, afirmou Betina, que completa um ano do procedimento em 23 de novembro de 2024.
O Dia Mundial do Doador de Medula Óssea é lembrado em 21 de setembro, e o Governo de São Paulo anunciou a ampliação dos serviços de transplante no Icesp. O novo centro permitirá 100 transplantes anuais, com um investimento de R$ 7,5 milhões.
Em São Paulo, mais de 1.100 transplantes de medula óssea foram realizados em 2023. Segundo o doutor em Hematologia, Vanderson Rocha, o procedimento é crucial em casos de leucemia aguda e outras doenças hematológicas. “O transplante pode ser decisivo, mas cada caso é único, dependendo da saúde do paciente”, explica.
A trajetória de Betina Nogueira serve de exemplo de superação e amor familiar, ressaltando a importância do apoio e da doação de medula óssea para salvar vidas.
Duas mulheres são presas com mais de 330 quilos de maconha em carro roubado na Via Dutra