A Justiça Eleitoral já contabilizou cerca de 68 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular, envolvendo candidatos aos cargos de prefeito e vereador em todo o Brasil. As queixas foram realizadas por meio do aplicativo Pardal, que permite aos eleitores denunciar condutas ilegais nas campanhas eleitorais.
O principal desvio identificado é a fixação ilegal de cartazes e faixas, somando 11,8 mil casos. Em seguida, estão as denúncias de uso de bens públicos para promoção de candidatos, com 10,9 mil ocorrências, e a propaganda irregular na internet, com 8,4 mil queixas.
Eleitores Estarão Protegidos de Prisões a Partir desta Terça nas Eleições 2024
O estado de São Paulo se destaca como líder no número de denúncias, registrando 13.094 casos. Minas Gerais vem logo atrás, com 10.128 denúncias, seguido por Rio Grande do Sul (6.842) e Paraná (5.427).
Para efeito de comparação, nas eleições municipais de 2020, foram recebidas 105 mil denúncias de propaganda irregular ao longo dos dois turnos de votação. Este ano, o primeiro turno das eleições será realizado no dia 6 de outubro, com o segundo turno marcado para o dia 27 de outubro, em cidades com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum candidato à prefeitura alcançar a maioria absoluta dos votos. Para o cargo de vereador, no entanto, não há segundo turno.
Os eleitores podem continuar usando o aplicativo Pardal para reportar irregularidades, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos da Apple e Android.
Polêmicas sobre o Retorno do Horário de Verão: Benefícios Econômicos versus Prejuízos à Saúde