Jacareí lidera avanço nacional ao integrar Movimento de Cidades Saudáveis das Américas
Notícia publicada em: 9 de outubro de 2024
Jacareí tornou-se a primeira cidade brasileira a ingressar diretamente no Movimento de Municípios, Cidades e Comunidades Saudáveis (MCCS) das Américas, uma plataforma regional de governos locais composta por cidades, municípios, comunidades e associações de diversos países do continente.
O movimento é baseado nas diretrizes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Esse avanço ocorreu através do Programa Cidade Saudável, iniciado pela administração municipal em janeiro de 2021.
Suspeito morre após confronto com PM em Caçapava; polícia confirma legítima defesa
Em maio do mesmo ano, foi constituído o Comitê Cidade Saudável Jacareí, um órgão intersetorial voltado à governança, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de qualidade de vida e bem-estar da população. Em 2022, o programa foi formalizado pelo Decreto Nº 405, de 10 de março.
Ao aderir ao movimento, Jacareí amplia suas conexões com outras cidades das Américas e passa a participar de eventos internacionais, permitindo o intercâmbio de experiências bem-sucedidas em diversas localidades. Desde 2022, a cidade também faz parte da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis, localizada na região de Campinas, que integra o MCCS a nível nacional.
Esse movimento é liderado por prefeitos e busca consolidar alianças estratégicas com diversos atores comprometidos com a saúde e o bem-estar. Um município saudável, como Jacareí, está comprometido com a promoção da equidade e da saúde através de políticas públicas intersetoriais e participativas.
Ubatuba é o 4º destino mais procurado no Sudeste durante baixa temporada