Governo de SP amplia sistema de câmeras corporais para PM com economia de 45,9%

O Governo de São Paulo firmou, no dia 18 de setembro, um contrato com a Motorola para a aquisição de 12 mil novas câmeras corporais portáteis (COPs) para a Polícia Militar. Esse novo acordo traz uma economia anual de 45,9% para o tesouro estadual, com um valor de R$ 51,9 milhões ao ano, comparado aos R$ 96 milhões pagos no contrato anterior que contemplava 10.125 câmeras.

As novas câmeras corporais serão equipadas com funcionalidades avançadas, como reconhecimento facial, leitura de placas de veículos, transmissão ao vivo e gravação retroativa de até 90 segundos antes da ativação. O dispositivo também permite acionamento remoto e manual, além de integração com o Programa Muralha Paulista para identificação de foragidos.

Homem é preso com 133,6 kg de drogas durante operação na zona sul de São José dos Campos

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, essas inovações tornarão as câmeras grandes aliadas da sociedade e das investigações criminais. O contrato ainda prevê a troca e manutenção dos equipamentos pela Motorola, sem custos adicionais ao estado.

A adoção das novas COPs foi validada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que destacou o alinhamento do modelo às diretrizes do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O uso das câmeras corporais pela Polícia Militar é regulamentado por uma portaria publicada em junho, que prevê o emprego dos dispositivos em diversas operações e interações policiais, garantindo maior transparência nas ações da corporação.

Anvisa aprova atualização de vacinas contra Covid-19 para conter novas variantes

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest