A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade uma instrução normativa que prevê a atualização da composição das vacinas contra a Covid-19.
A iniciativa visa prevenir o aumento da circulação de novas variantes do vírus SARS-CoV-2 em todo o país.
PRF apreende mais de uma tonelada de drogas em caminhão no interior do Rio de Janeiro
A diretora da Anvisa e relatora da matéria, Meiruze Sousa Freitas, destacou a importância de uma resposta regulatória ágil diante da constante evolução do coronavírus. “O aprendizado que tivemos com a pandemia trouxe à tona a necessidade de respostas regulatórias mais ágeis”, afirmou Meiruze, ressaltando que o combate às novas variantes depende da capacidade de atualizar rapidamente as vacinas.
A nova normativa estabelece critérios claros e alinhados com diretrizes internacionais para garantir a eficiência das vacinas, ajustando-as às mutações do vírus. O objetivo é manter a população protegida e evitar novos surtos e aumentos na mortalidade.
O monitoramento contínuo da Covid-19, tanto no Brasil quanto no exterior, evidencia a importância de garantir acesso às vacinas atualizadas, considerando que a doença não segue um padrão sazonal, mas oscila em ondas influenciadas pelo comportamento social.
Essa medida reforça o compromisso da Anvisa em assegurar vacinas que atendam às demandas urgentes de crises sanitárias, sem comprometer a qualidade, segurança e eficácia do imunizante.
GCM de Pindamonhangaba prende homem em flagrante por furto no mercado municipal