Anatel verifica relatos de acesso à rede social X, plataforma permanece suspensa no Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta quarta-feira (18) que está analisando relatos de usuários que conseguiram acessar a rede social X, bloqueada no país desde 30 de agosto por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

A decisão judicial que suspendeu a plataforma continua em vigor, segundo a Anatel.

O bloqueio foi decretado após a plataforma, controlada por Elon Musk, desrespeitar decisões judiciais, fechar seu escritório no Brasil e não nomear um representante legal no país, conforme exige o Artigo 1.134 do Código Civil. Além disso, a empresa foi acusada de desobediência judicial ao não cumprir ordens de bloqueio de perfis investigados por disseminarem conteúdo criminoso.

Descoberta de Canhões Portugueses no Rio Solimões Revela Fragmentos da História Colonial

A suspensão da rede social foi confirmada pela 1ª Turma do STF, que votou pela manutenção da decisão. Os ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino e Cármen Lúcia acompanharam integralmente o relator Alexandre de Moraes, enquanto Luiz Fux apresentou ressalvas.

X, que já enfrentou atritos com autoridades em países como Austrália, União Europeia, Inglaterra e Venezuela, tem acatado decisões judiciais em lugares como Índia e Turquia, contrastando com sua retórica de liberdade de expressão irrestrita no Brasil e em outros países.

Musk também é alvo de uma investigação no STF no âmbito do inquérito das milícias digitais, que apura a atuação de grupos organizados para atacar o STF e as eleições brasileiras de 2022.

Horário de Verão: 54,9% dos Brasileiros Apoiam o Retorno, Revela Pesquisa

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest