Programa Exporta SP ajuda empresário a entrar no mercado internacional



Empresários que buscam expandir seus negócios para o exterior encontram um suporte gratuito da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O Exporta SP capacita empresas para atividades de exportação por meio de cursos online e gratuitos. As inscrições para a próxima turma vão até o dia 13 de fevereiro.

O que é o Exporta SP?

O Exporta SP é um programa voltado para micro, pequenas e médias empresas, startups e produtores rurais que desejam acessar mercados internacionais. Por meio de encontros coletivos e mentorias individuais, a InvestSP ajuda a garantir a expansão das atividades com planejamento, conhecimento técnico e competitividade.

Ao longo de três meses, os empreendedores participam de dois encontros semanais coletivos com especialistas, nos quais são abordados os temas que mais desafiam os empresários no processo de internacionalização de seus produtos e serviços. Além disso, o empreendedor ainda tem acesso a até quatro encontros individuais com especialistas, nos quais pode discutir necessidades e desafios específicos do seu negócio.

“O programa combina aulas coletivas, workshops e, principalmente, mentorias individuais com especialistas que têm experiência prática de mercado e ajudam a empresa a construir um passo a passo para exportar”, afirma o gerente da InvestSP, Marcio Torres, em participação no SP em 3, 2, 1, programa da Agência SP.

Caminho para internacionalização

O estado de São Paulo concentra quase metade das empresas exportadoras do Brasil — cerca de 44,6% do total nacional, de acordo com dados compilados pela Investe SP em 2024. Ou seja, é um dos polos mais relevantes para internacionalização de negócios. No entanto, muitas pequenas e médias empresas encontram barreiras para vender a clientes no exterior.

Entre os principais desafios estão a identificação de mercados prioritários, o entendimento da concorrência internacional, exigências legais, certificações, logística e adequações técnicas. “Os desafios costumam ser burocráticos, como licenciamentos e certificações, mas também envolvem aspectos mais complexos, como logística, especificações técnicas e precificação”, explica Márcio Torres.

Segundo ele, o Exporta SP atua justamente nesses pontos. “Temos módulos específicos que ajudam a empresa a entender, por exemplo, que tipo de documentação é necessária para exportar para a China, para a Europa ou para os Estados Unidos. Também apoiamos a construção de estratégias de precificação e logística para reduzir custos e melhorar margens”, afirma.

Por isso, as aulas e mentorias do Exporta SP abordam os seguintes temas: 

  • inteligência comercial;
  • formação de preços;
  • adequação de produtos e serviços;
  • plano de negócios;
  • marketing e vendas.

Por que participar do Exporta SP?

Na captação de clientes no exterior, o Exporta SP atua como um apoio estratégico à preparação das empresas para o mercado internacional. O programa contribui para etapas centrais da prospecção, como a definição de mercados prioritários, o entendimento do perfil de compradores estrangeiros e a construção de propostas de valor competitivas. 

“Quando o empresário se prepara para o mercado internacional, ele aumenta a inovação dentro da própria empresa e fortalece a competitividade do seu produto. Exportar significa acessar novos mercados, melhorar margens e ampliar o faturamento”, destaca Márcio Torres.

Com capacitação técnica e mentorias especializadas, o Exporta SP ajuda a reduzir riscos e dá mais método e segurança à entrada de micro, pequenas e médias empresas no comércio exterior.

Serviço – Exporta SP

Inscrições abertas

  • Prazo: até 13 de fevereiro
  • Formato: online e gratuito
  • Público-alvo: micro, pequenas e médias empresas, startups e produtores rurais do Estado de São Paulo
    Informações e processo seletivo: investsp.org.br/exportasp



Agência SP

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias
Categorias

Se inscreva em nosso Newsletter

Receba notificações sobre as últimas notícias