A cidade de Aparecida recebeu, na manhã desta sexta-feira (19), uma das obras mais importantes de sua infraestrutura viária: o Viaduto Papa Francisco, construído pela MRS Logística com investimentos superiores a R$ 79 milhões. A nova estrutura substitui a antiga passagem em nível da Avenida Itaguaçu, garantindo mais segurança, mobilidade e fluidez no tráfego para motoristas, pedestres e romeiros que circulam diariamente no entorno do Santuário Nacional.
A solenidade de inauguração contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, dirigentes da MRS, representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Ministério dos Transportes, da Prefeitura de Aparecida e do Santuário Nacional.
O viaduto integra o plano de investimentos da MRS dentro da renovação de sua concessão. Com geometria complexa e passarela exclusiva para pedestres, a obra beneficia diretamente cerca de 120 mil motoristas que trafegam diariamente pelo trecho da Via Dutra no Vale do Paraíba, reduzindo o tempo de espera que antes ocorria pela passagem das composições ferroviárias e eliminando riscos de abalroamentos e atropelamentos.
Durante a inauguração, o ministro Renan Filho também anunciou novos investimentos em Aparecida, como obras na BR-488, que liga a Dutra ao Santuário Nacional, implantação de ciclovia e faixas maiores para circulação de pedestres, além de estudos para a construção de um túnel de pedestres em frente à Basílica (Avenida Monumental), reforçando a segurança em um dos pontos mais movimentados do país.
A inauguração do Viaduto Papa Francisco traz mais segurança para as pessoas que vivem na região e promove melhores condições de convivência entre a população, o turismo e a movimentação de cargas.
Com a entrega, Aparecida reforça seu papel como polo de turismo religioso nacional, recebendo melhorias que impactam diretamente moradores, visitantes e peregrinos.