Setores discutem segurança de mulheres vítimas de violência – Prefeitura Municipal de Ubatuba

Em Ubatuba, no primeiro semestre de 2025, o CREAS atendeu 92 mulheres por violência doméstica, com 39 delas em acompanhamento contínuo. Dados de saúde de 2024, indicam 491 casos de violência registrados contra a mulher, sendo 91 ainda em investigação, e um aumento nas notificações compulsórias de casos, que permite a melhoria das políticas públicas de saúde e atendimento

Embora a cidade tenha registrado uma queda nos índices de crimes contra a dignidade sexual, com redução em mais de 80%, a demanda ainda existe e a proteção a essas mulheres é cada vez mais necessária.

Para garantir um melhor atendimento dessa demanda por meio do desenvolvimento de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres, a Secretaria de Segurança Pública se reuniu com representantes do Instituto Todas por Uma e representantes do legislativo para a elaboração de estratégias que aumentem a segurança das mulheres vítimas de violência.

De acordo com o secretário da pasta, Nilson Roberto dos Santos, o objetivo foi discutir a elaboração de um projeto de lei para oferecer uma estrutura capaz de basear o trabalho, com a aquisição de viaturas e o treinamento técnico e jurídico de guardas que passarão a integrar a corporação para implantar uma espécie de patrulhamento específico para a garantia do cumprimento da Lei Maria da Penha.

“Acreditamos que num futuro próximo, conseguiremos criar essa estrutura para oferecer os serviços, inspirado nos moldes apresentados, como acontece em outros municípios, como em Taubaté. Os novos efetivos da Guarda Municipal vão concluir o curso de formação e serem incorporados em março de 2026, o que vai contribuir muito com essa implantação”, explicou.

“Temos a honra de trabalhar na construção de um projeto que terá impacto significativo na vida de inúmeras mulheres, garantindo atendimento rápido, eficiente e humanizado para aquelas que mais precisam de apoio”, acrescentou a presidente do Instituto Todas por Uma, Priscilla Hunck.

Prefeitura de Ubatuba

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest