Vereador que apertou rosto de parlamentar em sessão é condenado por violência política de gênero

O vereador Wellingon Felipe (Cidadania) foi condenado pelo crime de violência política de gênero por causa do episódio em que apertou o rosto da parlamentar Dandara Gissoni (PSD) durante uma sessão da Câmara de Caçapava em abril de 2022.

A decisão da Justiça Eleitoral de Caçapava desta terça-feira (26) condena o vereador a um ano e quatro meses de prisão, que foi convertida em prestação de serviço comunitário pelo mesmo período, além de pagamento de um salário mínimo a ser revertido para entidade social. Ele ainda terá que pagar indenização de R$ 5 mil à vítima por danos morais.

Na sentença, a juíza Simone Cristina de Oliveira Souza da Silva afirmou que ficou comprovado que Wellington Felipe teve o intuito de repreendê-la, “o que se deu como forma de intimidação e com menosprezo e discriminação à condição de mulher, com fim último de impedir e dificultar o desempenho do seu mandato eletivo, o que aconteceu na presença de várias pessoas”.

O caso foi na sessão da Câmara no dia 26 de abril de 2022 e foi registrado pelas câmeras do plenário. Nas imagens, o vereador Wellington Felipe aparece apertando o rosto da vereadora Dandara. Ela chega a tirar a mão do colega, mas ele volta a apertar o rosto dela. Depois, o vereador abraça Dandara e fala próximo ao ouvido dela.

Na época, a Câmara abriu uma comissão especial de inquérito para investigar a agressão, mas no relatório final afirmou que não era possível concluir se de fato houve agressão ou assédio por parte do vereador. Com isso, a investigação foi encerrada e o inquérito encaminhado à Justiça.

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest