A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), lançou recentemente o site do Programa Oportunidade Já, que disponibiliza mais de 260 mil vagas em cursos, workshops, treinamentos e processos seletivos gratuitos. A iniciativa visa atender vestibulandos, estudantes e cidadãos específicos em aprimorar suas habilidades e facilitar o acesso ao mercado de trabalho.
As oportunidades abrangem diversas áreas, como voluntariado, turismo, logística internacional, gerenciamento de processos, tecnologia da informação e soft skills, que são habilidades comportamentais essenciais no ambiente profissional. As vagas disponíveis estão no endereço eletrônico https ://apps .univesp .br /oportunidade -ja/ .
No edital de chamado público realizado entre julho e setembro, 11 instituições públicas e privadas foram habilitadas para participar do programa. Essas entidades, além de publicarem suas ações no site da Univesp, colaboram com a oferta de treinamento e capacitação. O programa também conta com a participação de órgãos do Estado de São Paulo, como a Secretaria do Turismo, que oferece o projeto Valoriza São Paulo, e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com cursos como o de Introdução à Libras.
O presidente da Univesp, professor Marcos Borges, destaca a importância dessa ação, que reúne oportunidades de qualificação profissional em um único local. Ele afirma: “Avaliando nosso vestibular, percebemos que muitas pessoas que buscam uma vaga acabam não conseguindo, dada a concorrência. Por outro lado, identificamos o interesse de empresas em oferecer formações em suas áreas de atuação. Desenhamos esse projeto para que os vestibulandos e demais interessados tenham outra chance de se capacitar e ingressar no ambiente profissional, por meio de atividades gratuitas de formação”.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, ressalta que o Governo de São Paulo está comprometido em criar oportunidades para todos que buscam emprego ou desejam abrir um negócio. “A gestão atual não mede esforços para promover treinamento intensivo e aplicado. Várias secretarias têm se dedicado a isso, e a iniciativa da Univesp agrega novas oportunidades aliadas ao treinamento integrado com o setor produtivo”, conclui.
Novo modelo de pedágio eletrônico Free Flow Tamoios entra em operação em novembro