Tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Cunha começa sexta, dia 11, rica em simbolismo cultural e religioso

Como parte da cultura e do calendário religioso da Estância Climática de Cunha, cidade do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, a Festa do Divino Espírito Santo terá início nesta sexta-feira, 11 de julho, mesclando religiosidade e arte popular e trazendo atividades que poderão ser aproveitadas pelo público até o dia 20 de julho.

Ao lado da 30ª edição do Festival Acordes na Serra, que se estenderá até 27 de julho com uma programação musical que inclui nomes consagrados da MPB, jazz, blues, além de artistas locais e regionais, a Festa do Divino chega para agitar ainda mais a cidade com uma manifestação rica em simbolismos, verdadeira tradição do povo que faz questão de preservar seus costumes. 

De origem por­tuguesa e celebrada há mais de dois séculos, a comemoração em Cunha não ocorre na data de Pentecos­tes (50 dias após a Páscoa) como em outras cidades do Brasil: a tradição é celebrada sempre no terceiro domingo do mês de julho. A diferença se dá em virtude da colheita do milho, principal produ­to agrícola do município, pois a proposta é também agradecer por essa colheita. Por isso, é também popularmente conhecida como a Festa da Fartura. 

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest