Evento reuniu músicos, autoridades e convidados numa noite memorável no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira”
Cumprindo seu papel de fomentar e reconhecer a cultura, a tradição, o orgulho e a gratidão às nossas raízes da sociedade, a Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba
promoveu na noite da sexta-feira, 15 de agosto, no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira”, a Sessão Solene em comemoração aos ‘200 anos da Corporação Musical Euterpe’.
Presidida pela Vice-Presidente da Câmara, vereadora Ana Paula Goffi – que também foi a autora do requerimento nº 1.682/2025, que deu origem à sessão – a Mesa Diretora contou com a presença do Vice-Prefeito de Pindamonhangaba, Rafael Goffi; do vereador Norberto Moraes; da Secretária de Cultura e Turismo, Rebeca Rezende Guaragna Guedes; da Madrinha da Banda Euterpe, Sonia Aparecida Euzébio Veloso; do orador e Presidente da Corporação Euterpe, Maestro Marcos Roberto de Souza e do Vice-Presidente da Corporação, Willians Jobair da Silva.
Após os ritos iniciais com a execução dos Hinos Nacionais e de Pindamonhangaba feito pela Corporação Musical Euterpe, a Presidente da Mesa Diretora, vereadora Ana Paula Goffi saudou aos presentes. “Vocês são cada nota que transforma essa Corporação numa verdadeira família. Cada um de vocês é um instrumento precioso nesta orquestra que é a Euterpe”, afirmou a vereadora.
Orador Oficial
A comemoração aos 200 anos da Corporação Musical Euterpe marcou um momento especial na cidade. O orador oficial da sessão, o Presidente da Corporação Euterpe, Maestro Marcos Roberto de Souza abriu seu pronunciamento salientando que “hoje estou muito orgulhoso por estar como presidente e maestro deste patrimônio histórico de Pindamonhangaba nos seus 200 anos de existência”.
Ele agradeceu às autoridades do município por todo o apoio oferecido ao longo dos anos e lembrou que faz parte desta Corporação há 40 anos. “Desde outubro de 1985, quando a Banda havia completado 160 anos, que estou atuando neste campo”.
O Maestro e Presidente, Marcos Souza relatou momentos e fragmentos da história da Banda Euterpe em especial os projetos sociais mantidos pela instituição como o Projeto Aprendiz, Musicando nas Escolas, aulas de ballet, Hip Hop e Orquestra de Cordas Jovem. Souza destacou também o Coral Júlia San Martin Boaventura com os seus 42 integrantes que são orgulho da nossa Corporação. “A gente não consegue fazer isso sozinho e por isso enalteço também a participação dos membros da nossa diretoria que estão sempre prontos a ajudar nas diversidades que aparecem no dia a dia”, reconheceu Marcos Souza.
O orador oficial finalizou seu pronunciamento afirmando: “Termino aqui minhas palavras dizendo que 200 anos de história não é para qualquer instituição. Tem que ter muita garra e determinação para chegar até aqui. Por isso, faço das minhas palavras esse verso de uma música do compositor Jorge Aragão: “Respeite quem pode chegar onde a gente chegou, e a gente chegou muito bem, sem desmerecer a ninguém. Respeite quem pode chegar onde a gente chegou”.
Homenagens especiais
Entre os momentos de emoção da noite nesta comemoração dos 200 anos da Corporação Musical Euterpe, as homenagens especiais foram marcantes.
Na história da Euterpe algumas personalidades tiveram um papel essencial. Receberam Diplomas de Honra ao Mérito e Moções Especiais as seguintes pessoas:
– Marcelo dos Santos, que representou o senhor Artur dos Santos – Artur da Banda (in memoriam);
– Aírton Palma de Alvarenga, que representou o senhor José de Assis Alvarenga – Zé Sambinha (in memoriam);
– Libna de Araújo – representando as mulheres músicas da Corporação;
– Adilson Gonçalves – Representando os homens músicos da Corporação e
– Denise Graziele de Lima – Regente do Coral Júlia San Martin.
Vídeo, música e Coral
No início da sessão, foi exibido um Vídeo Institucional mostrando o trabalho da Corporação Musical Euterpe e suas ações no município. Durante o evento festivo no Plenário da Câmara, a Corporação Musical Euterpe e o Coral Júlia San Martin brindaram os convidados e autoridades com diversas apresentações que emocionaram a todos.
Moção de Congratulações aos músicos
Com forma de reconhecimento, gratidão e orgulho, a Presidente da Sessão Solene, vereadora Ana Paula Goffi e os demais integrantes da Mesa Diretora entregaram Moções de Congratulações a todos os Músicos e Músicas que compõem a formação da Corporação Musical Euterpe no ano de seu bicentenário.
Encerramento: 200 anos de história
No encerramento da sessão solene, a vereadora Ana Paula Goffi agradeceu aos presentes, notadamente aos músicos e demais integrantes da Corporação Musical Euterpe e do Coral Julia San Martin. A parlamentar afirmou que “celebrando os 200 anos de história, sabemos que a verdadeira história se faz não cotidiano, nos ensaios que viram a madrugada, nos olhares compartilhados e no amor que mantém vivas as tradições”.
A vereadora Ana Paula Goffi lembrou das figuras ímpares dos eternos “Arthur da Banda” e “Zé Sambinha” que ajudaram a manter viva o orgulho e a tradição da Corporação Musical Euterpe. “Vocês, que hoje nos olham de um lugar especial, continuam sendo presença e inspiração. Cada apresentação, cada nota tocada carrega um pedacinho de vocês”, observou. Finalizando seu pronunciamento, Ana Paula Goffi disse que “como vereadora e cidadã que ama essa cidade, digo que a EUTERPE é um orgulho nosso. É símbolo de quem somos. Em tempos tão difíceis, ela nos lembra que a arte salva, que a música nos une e que tradição e futuro podem caminhar juntos. Que a melodia nunca pare de ecoar, hoje, amanhã e pelos próximos séculos”.
Divisão de Comunicação