Tecnologia transforma sala de aula ao ensinar sobre educação ambiental em Guaratinguetá

Tecnologia transforma

Em um mundo digital, o uso da tecnologia ajuda a simplificar a rotina e também pode ser uma aliada na educação ambiental nas escolas. Ao trazer temas como a sustentabilidade para a sala de aula, a tecnologia permite que os jovens compreendam melhor o impacto de suas ações no meio ambiente e aprendam a cuidar do planeta de forma prática e envolvente. Afinal, os jovens estão cada vez mais online. É o que mostra a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024, realizada pelo Cetic Brasil – instituição ligada à UNESCO –, mostra que 93% das crianças e jovens brasileiros, entre 9 e 17 anos, fazem uso da internet.

Termina Hoje Prazo para Inscrição no Concurso dos Correios: Mais de 3 Mil Vagas Disponíveis

Essa é a proposta de projetos como o Missão Cidade Azul que se destaca ao trazer o universo virtual para a sala de aula, conectando os estudantes às questões ambientais de forma lúdica e interativa. Como parte do processo de divulgação do jogo e incentivo aos participantes, estudantes da escola estadual Prof. Ernesto Quissak foram premiados no último dia 23 em uma cerimônia realizada na instituição, que contou com o apoio do Ministério da Cultura, da BASF e da startup The Blue City. Cerca de 150 alunos, divididos em 5 turmas, participaram de desafios propostos pela plataforma digital, que combina o aprendizado virtual com ações práticas no mundo real.

 

Durante o evento, os melhores jogadores de cada turma foram premiados com kits audiovisuais, certificados NFTs e uma oficina de criação de vídeos, que permitirá aos jovens transformar suas experiências em conteúdos visuais. Os professores também foram reconhecidos com kits e certificados, e a escola recebeu um certificado de participação nos Jogos Ambientais, destacando seu papel na promoção de práticas sustentáveis.

 

Uma das alunas vencedoras, Jennifer Djullya Lorena do Nascimento, de 16 anos e estudante do curso técnico de logística na escola, destacou como a experiência com o Missão Cidade Azul ampliou sua visão sobre a sustentabilidade e a fez repensar o futuro. “O jogo me incentivou a cuidar do meio ambiente de forma prática. Ele mostra a realidade ao nosso redor e nos faz pensar em como podemos melhorar, evitando mais danos. Por isso, no meu vídeo, falei sobre saneamento básico, um tema essencial para o futuro do meio ambiente e para garantir água saudável para todos. Precisamos cuidar disso hoje, antes que seja tarde”, complementa.

 

Figura 2 – Interface do jogo “Missão Cidade Azul” que ensina Sustentabilidade aos estudantes da rede pública municipal de Guaratinguetá/SP. Divulgação: The Blue City

 

Missão Cidade Azul se destaca por ser uma plataforma aberta, acessível a todos os estudantes, que podem participar gratuitamente pelo link. No jogo, os alunos exploram mundos virtuais que abordam a relação entre sociedade e natureza, ao mesmo tempo em que realizam missões no mundo real, como a separação de resíduos e o uso consciente de água.

 

As temáticas dos jogos foram elaboradas levando em conta diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dialogam com diferentes competências e componentes curriculares como Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática. Essa abordagem integrada reforça o aprendizado de forma ampla e significativa, conectando o digital ao mundo real.

 

Ivânia Palmeira, consultora de sustentabilidade e engajamento social da BASF, destacou a importância de utilizar a tecnologia para engajar os jovens em temas ambientais. “A educação ambiental precisa ser acessível e próxima da realidade dos jovens. Com o Missão Cidade Azul, conseguimos falar a mesma língua dos estudantes, mostrando que a proteção do meio ambiente pode ser algo interessante e desafiador”, comenta.

 

O evento também serviu como incentivo para outras 11 escolas de Guaratinguetá que já estão envolvidas no projeto, ampliando o impacto da iniciativa na região e reforçando o compromisso da comunidade com a sustentabilidade.

 

Além de projetos com incentivo fiscal para patrocínio, a BASF também fomenta com recursos próprios projetos de impacto social. Nos últimos 12 meses, cerca 700 mil pessoas foram beneficiadas por ações de engajamento social da BASF na América do Sul. Esse impacto partiu tanto da rede de parceiros da empresa, como também de seu programa de voluntariado, que conta colaboradores em todo o continente.

 

Sobre a BASF

Na BASF, nós criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Cerca de 112 mil colaboradores e colaboradoras do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores nos países do mundo. Nosso portfólio é composto por seis segmentos: Produtos Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 68,9 bilhões de euros em 2023. As ações da BASF são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações em BASF.

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest