Taubaté foi o vencedor do 2º Prêmio Amvale (Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte) de Gestão Responsável na categoria Inovação, Indústria e Infraestrutura. A premiação aconteceu no dia 27 de novembro, em Tremembé.
Taubaté foi o vencedor do 2º Prêmio Amvale (Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte) de Gestão Responsável na categoria Inovação, Indústria e Infraestrutura.
O projeto vencedor foi o Mapeamento e Levantamento de Indicadores de Cidade Inteligente, desenvolvido pela Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, e a Unitau (Universidade de Taubaté).
A iniciativa teve como objetivo reunir, tratar e sistematizar dados municipais para a geração de indicadores de planejamento urbano. Esses indicadores são alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e às Normas Brasileiras de Gestão Urbana, que orientam cidades sustentáveis, inteligentes e resilientes.
O projeto, que está em andamento, representa um passo estratégico para modernizar a gestão territorial, visto que o planejamento urbano baseado em dados garante maior precisão na formulação de políticas públicas, permitindo a identificação de problemas, a projeção de soluções e a avaliação de resultados de forma contínua.
O resultado se traduz em cidades mais organizadas, eficientes e inclusivas, com impactos diretos na qualidade de vida da população, seja na mobilidade, no acesso a serviços, na preservação ambiental ou na valorização dos espaços públicos.
O município também ficou entre os finalistas em outras três categorias, com os projetos Raízes Rurais, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal; Sala Verde, uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Sesc Taubaté; e o Troca Verde, idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade. Durante o evento, todas as iniciativas finalistas foram homenageadas.
Prêmio Amvale de Gestão Responsável
Neste ano, o 2º Prêmio Amvale de Gestão Responsável contou com a participação de 34, dos 39 municípios associados. Ao todo, 232 projetos foram inscritos em categorias alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).
A iniciativa busca reconhecer e valorizar ações que se destacam pela inovação, sustentabilidade e impacto social na região.





