A Prefeitura de Taubaté declarou situação de emergência pela epidemia de dengue na cidade, na tarde desta terça-feira (20). De acordo com o órgão, novas medidas para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti serão tomadas, inclusive com a organização de um hospital de campanha.
Segundo a prefeitura, a situação de emergência se justifica pelo grande número de notificações para quadros de dengue que foram informados para a Vigilância Epidemiológica Municipal, tanto na rede pública de saúde, quanto na rede particular.
Com a declaração emergencial, a prefeitura alega que poderá realizar novas medidas para o combate à epidemia, como a aquisição de insumos e materiais, contratação de serviços necessários para o controle da doença, entre outros.
Ainda segundo a prefeitura, como parte da ação emergencial contra a dengue, nesta quarta-feira (21), a Secretaria de Saúde de Taubaté vai iniciar uma divisão das unidades de saúde para atender os moradores com sintomas da doença.
Com a mudança, a unidade do Pronto-Socorro Municipal passa a atuar como Hospital de Campanha, sendo referência para casos suspeitos e positivos dos vírus da dengue, chikunguya e zika para maiores de 12 anos de idade.
A unidade conta com emergência, UTI semi-intensiva, isolamento, observação masculina e feminina.
Casos não sintomáticos de dengue serão encaminhados para as UPAs San Marino, Santa Helena e Cecap.
Para crianças até 11 anos, as unidades disponíveis serão as UPAs Cecap, San Marino e Santa Helena e Pronto-Socorro Infantil do Hospital Municipal Universitário de Taubaté.
Alta nos casos
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, este ano a cidade já tem 1.733 casos confirmados de dengue e duas mortes pela doença.
Além disso, ao menos 36 pessoas estão internadas na cidade com sintomas da dengue.