Taubaté celebra o folclore regional em exposição de artes na Área de Museus

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de Taubaté lança a ‘VIII Mostra de Arte – Aspectos do Folclore Paulista’, no Espaço Francisco Leopoldo e Silva, localizado na Área de Museus.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de Taubaté lança a ‘VIII Mostra de Arte – Aspectos do Folclore Paulista’, no Espaço Francisco Leopoldo e Silva, localizado na Área de Museus.

A mostra, que integra a programação da 64ª edição da Festa do Folclore, tem como objetivo divulgar e valorizar a produção artística regional, fomentar a cultura local, incentivar a criatividade, revelar novos talentos e promover o desenvolvimento das artes visuais em suas diversas linguagens.

Veja também:

Ela também celebra o Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, por meio de obras que dialogam com a riqueza do folclore e da cultura popular — um conjunto de mitos, lendas, crenças, manifestações e costumes que expressam a identidade e a tradição de um povo.

Os artistas estão expondo seus trabalhos nos seguimentos de pintura, desenho, escultura, arte têxtil, colagem, gravura, arte digital e fotografia em suporte físico, que estão disponíveis para visitação até 19 de outubro.

Confira a relação dos 36 participantes:

Anita Seixas, Antunes, Arthur Fermiano, Attila Zsoldos, Benedita Fontanesi, Caio Marcelino, Celia Moreira, Cláudia Gomes, Dara Rodrigues Monteiro, Emy Ferreira, Fabi Camargo, Felp Duarte, Fogaça, Francisco Jacobina, Giovanni Almeida, Giselda Brigida, Glaucia Moraes, Horban, Kamen Homer, Keiko, Laf, Larissa Rodrigues, Leandro Andrade, LudyKa, Luiz Rosa, Marcelo Faria, Mariana Miranda Bailon, Mauricio Pereira, Rafaela Monteiro, Regina Marcelo, Rogerio Corrêa Gomes, Shee Gomes, Tábita Duarte, Tamires Paiva, Ted Tamarino e TimZitoo.

O espaço Francisco Leopoldo e Silva fica na Av. Tomé Portes Del Rei, 925, Vila São José. O espaço funciona de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h, e aos finais de semana e feriados das 11h às 16h.

Paralelamente à mostra, for organizada uma exposição especial em homenagem à figureira Maria Luíza Santos Vieira, que faleceu no último dia 10 de agosto. Reconhecida como uma das fundadoras da tradicional Festa do Folclore da Rua Imaculada, Maria Luíza, ao lado de suas irmãs Maria Cândida e Maria Edith, foi uma das principais responsáveis por preservar e difundir a arte figureira em Taubaté. A homenagem reúne obras emblemáticas de sua autoria, pertencentes ao acervo da Pinacoteca Anderson Fabiano, destacando o legado cultural deixado por essa importante artesã.

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest