Taubaté auxilia pessoas em situação de rua com 960 passagens sociais

Notícia publicada em: 18 de abril de 2024

A Prefeitura de Taubaté, através da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, tem trabalhado para ajudar pessoas em situação de rua a retornarem para suas cidades de origem. Desde 2023, a cidade realizou 960 recâmbios de migrantes.TAUBATÉ OFERECE 960 PASSAGENS SOCIAIS PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

No ano passado, 779 pessoas foram beneficiadas com a passagem social. Os destinos mais procurados foram São Paulo, com 277 recâmbios, e Cruzeiro, com 162.

Pindamonhangaba Recebe Oficinas de Fotografia do Projeto Retratos da Terra

No primeiro trimestre de 2024, foram disponibilizadas 181 passagens sociais, sendo 106 delas no mês de março. As cidades que mais receberam recâmbios, além de São Paulo e Cruzeiro, foram Aparecida, Caraguatatuba e São José dos Campos.

O recâmbio é oferecido após o atendimento do migrante e a articulação com a cidade de origem e/ou as cidades que oferecem o benefício da passagem social, que são São Paulo, São José dos Campos, Caraguatatuba, Campos do Jordão, Aparecida e Cruzeiro.

Os migrantes têm direito a uma passagem social a cada seis meses, e os casos excepcionais são avaliados pela coordenação do equipamento. Os embarques ocorrem de segunda a sexta-feira, após às 14h. Em casos de migrantes abordados em finais de semana e feriados, eles são encaminhados para acolhimento e, no próximo dia útil, o atendimento é realizado no Centro Pop para a concessão da passagem.

Sobre o Centro Pop

O Centro Especializado para População em Situação de Rua, conhecido como Centro Pop, oferece atendimento contínuo e programado à população em situação de rua em Taubaté, tanto por busca ativa quanto por demanda espontânea.

O apoio social oferecido no local inclui atendimento psicossocial, encaminhamentos para aquisição de documentos, atendimento na área de saúde e tratamento para dependência química, orientações jurídicas e recâmbio para as cidades de origem dos migrantes.

Início das obras de reconstrução das ocas do Parque Municipal do Trabiju