Taubaté assina convênio com governo estadual para obras em trecho de córrego no Parque Esperança

A Prefeitura de Taubaté assinou um convênio com o governo estadual para obras de drenagem e construção de muro de gabião para contenção de encosta em trecho do córrego Convento Velho, no bairro Parque Esperança.

A Prefeitura de Taubaté assinou um convênio com o governo estadual para obras de drenagem e construção de muro de gabião para contenção de encosta em trecho do córrego Convento Velho, no bairro Parque Esperança.

O total de investimentos, viabilizados por meio da Defesa Civil do Estado, para a execução da obra será de aproximadamente R$ 1,8 milhão, mas a iniciativa também contará com contrapartida da Administração Municipal.

Veja Também:Prefeitura de Taubaté entrega kits escolares e uniformes para 40 mil alunos

Os serviços serão executados em trecho da rua Altemira Lopes do Prado e tem com o objetivo mitigar os riscos decorrentes da erosão das margens, inundações e impactos na infraestrutura urbana.

Entre as intervenções previstas destacam-se estabilização das margens, drenagem e recuperação da área degradada. A obra será realizada por empresa contratada por meio de licitação.

OUTROS INVESTIMENTOS

No segundo semestre do ano passado foram aprovados os financiamentos de três propostas junto ao FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), com investimentos de aproximadamente R$ 5 milhões destinados a elaboração de projetos e execução de obras de macrodrenagem e controle de processos erosivos a fim de prevenir enchentes e deslizamentos de terra.

A iniciativa viabilizada por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Bem-estar Animal e de Obras e das três propostas aprovadas, duas são relacionadas ao córrego do Convento Velho e outra é destinada a elaboração de projetos executivos para as bacias hidrográficas dos córregos do Judeu e do Convento Velho, com base nos estudos do Plano Municipal de Macrodrenagem.

Para o córrego do Convento Velho, uma proposta é referente à execução de obras de contenção em trecho adjacente a avenida Dr. Benedito Elias de Souza e a segunda proposta prevê a construção de muro de gabião em trecho adjacente a avenida Zélia Alves Ferreira.

Já a terceira proposta aprovada, junto ao convênio, trata-se da elaboração de projetos executivos para as bacias hidrográficas dos córregos do Judeu e do Convento Velho. O principal objetivo da proposta é elaborar os projetos para adequação das travessias apontadas como subdimensionadas no Plano de Macrodrenagem e, futuramente, dar início à execução das obras.

📺 Acompanhe nossa Web TV no Portal Vale em Ação!

Vale em Ação WhatsApp

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias
Categorias

Se inscreva em nosso Newsletter

Receba notificações sobre as últimas notícias