Artesãos têm apoio para credenciar ou renovar cadastro da Sutaco – Prefeitura Municipal de Ubatuba

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart passou a oferecer plantões semanais para auxiliar artesãos que encontram dificuldade no processo de solicitação e renovação da credencial da Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades – Sutaco, vinculada ao Governo do Estado de São Paulo e conveniada com a prefeitura. Os atendimentos acontecem às quartas e sextas-feiras, sempre às 14h, na sede da Fundação, mediante agendamento prévio pelo WhatsApp (12) 3833-7000. Durante os plantões, os interessados recebem orientação individual sobre como preencher corretamente o cadastro e enviar os documentos exigidos.

A credencial da Sutaco é o registro que reconhece oficialmente o artesão como profissional no Estado de São Paulo. O processo é realizado pelo site do órgão e requer o envio de fotos das peças produzidas, das ferramentas utilizadas e do espaço de trabalho, além de um vídeo curto demonstrando o processo de confecção. São aceitos trabalhos que envolvam a produção manual, com transformação da matéria-prima e domínio das técnicas, como cerâmica, madeira, fibras naturais, papel, tecido, bordado, pintura, entre outros.

Além de ser um registro formal, o documento garante o reconhecimento profissional tanto em nível estadual quanto federal, por meio da integração com o Cadastramento Único dos Artesãos do Brasil- Sicab. Também possibilita acesso à plataforma Vitrine do Artesanato Paulista, que divulga os produtos de artesãos de todo o estado, além da participação em cursos e capacitações oferecidos pela Sutaco, pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e parceiros como o Sebrae. O credenciamento ainda facilita o acesso a linhas de crédito pelo Banco do Povo e abre espaço para participação em feiras e eventos que impulsionam a comercialização e a troca de experiências.

“A iniciativa amplia as condições para que os artesãos de Ubatuba se formalizem e alcancem novos públicos, fortalecendo o setor artesanal como uma atividade econômica e cultural de relevância para o município”, pontuou a presidente da Fundart, Thaila Brito. A adesão é gratuita.

Prefeitura de Ubatuba

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest