
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), formalizou a parceria com a unidade Financial Markets Advisory (“FMA”) da BlackRock para apoiar os esforços do Estado na atração de investimentos globais para a crescente expansão do setor de infraestrutura digital. A parceria foi oficializada na quinta-feira (6/11), durante reunião no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Tarcísio de Freitas e de executivos da BlackRock.
Essa colaboração está alinhada ao plano “São Paulo na Direção Certa”, que visa ampliar os investimentos em todo o Estado, aumentar a eficiência dos gastos públicos e modernizar a administração pública. A iniciativa também reforça o compromisso de São Paulo em atuar ao lado do setor privado para diversificar e fortalecer sua posição econômica global.
“Uma administração pública moderna precisa estar conectada às tendências econômicas globais para trazer as soluções mais avançadas ao mercado local. O Governo de São Paulo e a unidade de FMA da BlackRock trabalharão juntos para explorar estratégias que permitam aos investidores globais em infraestrutura digital expandirem sua presença em nosso Estado”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
A colaboração é uma iniciativa do Governo que busca posicionar São Paulo como referência global em infraestrutura digital. A rápida adoção e evolução de tecnologias como inteligência artificial e computação em nuvem estão impulsionando uma demanda crescente por data centers e infraestrutura digital em todo o mundo.
Por meio dessa parceria, a equipe de FMA da BlackRock assessorará a InvestSP no desenvolvimento de estratégias de aproximação com investidores, apoiando os esforços do Estado para atrair capital para o setor de data centers. A equipe de FMA, unidade separada do negócio principal de gestão de investimentos da BlackRock, combina experiência única em assessoria público-privada, profundo conhecimento dos segmentos de investidores, capacidade de mobilização de capital e expertise em infraestrutura.
Com base em melhores práticas globais, o time de FMA da BlackRock apoiará a InvestSP na formulação de estratégias para aprofundar o entendimento dos investidores sobre o ecossistema de data centers em São Paulo.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP, Jorge Lima, destacou que os investimentos voltados ao segmento de data centers já atingiram a marca de R$ 110 bilhões, com grande potencial de crescimento. “São Paulo abriga as maiores empresas globais do setor, além de um ecossistema de startups e centros de desenvolvimento em pesquisa em tecnologia. Esse avanço é fruto de uma estratégia coordenada entre o Governo do Estado, secretarias e instituições parceiras, que têm trabalhado para criar um ambiente favorável à inovação e ao desenvolvimento da economia”, afirmou.
Rui Gomes, presidente da Invest SP, ressalta que esta parceria, com um dos maiores gestores de investimento do mundo, reforça o papel de São Paulo como o principal polo de inovação e tecnologia da América Latina. “Trata-se de um braço estratégico que une inteligência na abordagem e capacidade de execução, ampliando o potencial de atração de novos negócios e investimentos. É uma parceria institucional que potencializa os vetores de desenvolvimento econômico do estado, fortalecendo o ecossistema produtivo e ampliando a capacidade de atração de investimentos de alto impacto”, destacou.
“A BlackRock tem orgulho de continuar aprofundando sua atuação no Brasil, desta vez por meio de uma parceria com a InvestSP, uma agência ligada ao Governo do Estado de São Paulo, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento do País e apoiando iniciativas de crescimento econômico de longo prazo, afirma Bruno Barino”, Country Manager da BlackRock no Brasil.
SP Na Direção Certa
O plano São Paulo Na Direção Certa reúne um conjunto de medidas voltadas à modernização da gestão pública, com foco na eficiência do gasto, responsabilidade fiscal e ampliação dos investimentos. A iniciativa inclui ações como a reestruturação de órgãos e agências reguladoras, revisão de benefícios fiscais, alienação de ativos, racionalização de despesas e modernização de sistemas administrativos, com destaque para a renegociação da dívida com a União e melhorias nos processos de compras públicas.
Na prática, o plano vem consolidando um ambiente mais favorável a investimentos, impulsionando o crescimento econômico e a geração de empregos. A gestão eficiente permitiu avanços em áreas como infraestrutura, saúde, mobilidade e desenvolvimento urbano, além de ganhos fiscais que viabilizam a continuidade de políticas públicas essenciais. O Estado também tem se destacado em discussões nacionais, como a reforma tributária, demonstrando que é possível conciliar responsabilidade fiscal com desenvolvimento econômico e social.





