Em 2025, o Governo do Estado de São Paulo fortaleceu sua política de geração de emprego e qualificação profissional por meio dos programas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Somados, os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), o Qualifica SP e a plataforma Trampolim ofertaram mais de 370 mil vagas de emprego e 1,2 milhão de vagas em cursos gratuitos de qualificação, ampliando o acesso da população paulista ao mercado de trabalho.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP libera mais de R$ 800 milhões em crédito para empreendedorismo e desenvolvimento regional
Os resultados acompanham o desempenho do mercado formal. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, indicam que o Estado acumulou 502.683 empregos formais, entre janeiro e outubro deste ano. Número 10,7% superior ao total registrado em todo o ano de 2024. No acumulado da gestão (jan/2023 a out/2025), São Paulo ultrapassou a marca de 1,3 milhão de empregos gerados, superando a meta inicial de 1 milhão ao longo de quatro anos.
“O crescimento do emprego em São Paulo é reflexo de uma política pública estruturada, que integra intermediação de vagas, qualificação profissional e inclusão produtiva. Estamos aproximando o cidadão das oportunidades reais do mercado de trabalho”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima.
PATs oferecem mil novas oportunidades por dia
Entre janeiro e novembro de 2025, os PATs ofertaram 354.001 vagas de emprego. A média no período foi de 32,1 mil vagas por mês, ou de 1.059 novas oportunidades por dia. Somente em setembro deste ano, foram disponibilizadas 53.548 vagas, o maior volume mensal desde o início da atual gestão.
Uma das histórias que resultaram deste trabalho é a de Luciana Belmiro, de 42 anos, que conquistou uma vaga de auxiliar de logística em uma multinacional de e-commerce após ser atendida pelo PAT de Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo. “Eu estava desempregada e encontrei no PAT todo o apoio que precisava. Fui orientada, participei do processo seletivo e hoje estou efetivada”, relata Luciana, que já utiliza os serviços do PAT há alguns anos.
Além de vagas de emprego e atualização de cadastro, os PATs oferecem serviços como habilitação ao Seguro-Desemprego e orientação sobre a Carteira de Trabalho Digital.
Trampolim conecta empresas e candidatos em ambiente digital
Lançada em julho, a plataforma Trampolim reúne, em um único ambiente digital e gratuito, vagas de emprego, cursos de qualificação e serviços de orientação profissional. Até o momento, mais 23,1 mil cidadãos e 1 mil empresas se cadastraram na plataforma, que já ofertou mais de 15 mil oportunidades de trabalho. Além disso, 542 municípios fizeram a adesão formal ao programa.
Para a subsecretária de Inclusão Produtiva e Empregabilidade, Mariana Rodrigues, a plataforma é uma política pública estruturante e inovadora. “O Trampolim marca uma nova etapa das políticas de empregabilidade em São Paulo. Pela primeira vez, integramos vagas de emprego, cursos e serviços de apoio em um ambiente digital único, ampliando o alcance e a efetividade das ações da pasta”, destaca.
A ferramenta também tem se destacado por iniciativas voltadas à inclusão de públicos específicos, como o Trampolim 60+, focado em profissionais acima de 60 anos.
Qualifica SP oferece 1,2 milhão de vagas em cursos gratuitos
No eixo da qualificação profissional, em 2025, o Qualifica SP disponibilizou mais de 1,2 milhão de vagas em cursos gratuitos, com destaque para áreas ligadas à tecnologia e inovação, como a Jornada da TecnologIA.
Entre os alunos que já aproveitaram as oportunidades oferecidas pela pasta está Gabriel Henrique, 26 anos, tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Neste ano, ele realizou o curso Aplicação de Banco de Dados oferecido pelo Qualifica SP.
“O curso foi excelente. O professor foi muito didático, dedicado e realmente se importou com o aprendizado dos alunos. A experiência me ajudou a relembrar conteúdos que eu já tinha visto na faculdade, mas que acabei esquecendo”, conta.






