Seminário Brasileiro de Museologia de Terreiro acontece hoje no Rio

Polícia tenta desvendar assassinato de 3 mulheres em praia de Ilhéus

O Rio de Janeiro é palco do Primeiro Seminário Brasileiro de Museologia de Terreiro, nesta terça-feira (9), na Superintendência do Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O evento é uma realização da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, do Ilê Omolu Oxum e da Defensoria Pública da União, e reúne gestores, pesquisadores, professores e lideranças religiosas de todo o país.

Durante o seminário, serão debatidos temas como “preservação do sagrado e combate ao racismo religioso”, “fortalecimento do patrimônio cultural de terreiro”, “vestir e conservar a roupa de Santo” e “Museologia de Terreiro”.

Entre os destaques da programação estão o lançamento do primeiro mapeamento nacional de museus de terreiros de Umbanda e Candomblé; a criação da Rede Nacional de Museus de Terreiro, a partir dos 32 museus já mapeados; além de debates sobre a preservação da memória e do patrimônio cultural afro-brasileiro nos terreiros, o enfrentamento ao racismo religioso e reflexões sobre acervos tombados pelo Iphan que reúnem objetos sagrados e históricos de religiões de matriz africana.

O Seminário vai até às 18h e pode ser acompanhado ao vivo pelos canais do Iphan e da Unirio no YouTube.


Cultura

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest