Seis filmes seguem na disputa para representar o Brasil no Oscar 2026

A Comissão de Seleção da Academia Brasileira de Cinema elegeu os seis filmes nacionais que seguem na disputa para representar o Brasil como candidato ao Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional.

Após reunião nesta segunda, foram escolhidos os filmes: “Oeste Outra Vez”, vencedor em várias categorias no  Festival de Gramado do ano passado, entre elas, melhor filme; “O Último Azul”, vencedor do Urso de Prata do Festival de Berlim 2025;  “O Agente Secreto”, que venceu dois prêmios na edição mais recente do Festival de Cannes – melhor diretor para Kleber Mendonça Filho e melhor ator para Wagner Moura; o filme “Manas”, dirigido por Marianna Brennand, que recebeu mais de 20 prêmios em festivais de cinema internacionais; Kasa Branca, de Luciano Vidigal, que recebeu quatro prêmios no Festival do Rio, entre eles o de Melhor Direção; e a obra com temática LGBTQIA+ “Baby” de Marcelo Caetano, que recebeu prêmios em vários festivais como o de Cannes.

Os seis selecionados fazem parte de uma lista de 16 obras inscritas, inicialmente. Mas, para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Internacional, somente um, entre os SEIS escolhidos nesta segunda, segue com a possibilidade de representar o Brasil numa vaga na premiação americana.  

A Comissão da Academia Brasileira de Cinema é composta por 15 membros titulares: 12 eleitos em votação entre os sócios da Academia e outros 3 membros, indicados pela diretoria;  todos são do setor cinematográfico brasileiro, mas não necessariamente associados à Academia. Na próxima segunda-feira, 15 de setembro, o Comitê se reúne mais uma vez para a decisão final do título brasileiro escolhido.

O anúncio oficial de todos os indicados ao Oscar está previsto para 22 de janeiro do ano que vem; e a cerimônia de entrega das estatuetas está marcada para 15 de março de 2026.

*Reportagem de Madson Euler


Cultura

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest