As Polícias Militar e Civil do estado de São Paulo montaram um esquema especial de segurança para o primeiro turno das eleições, que ocorrerá neste domingo (6).
Todo o efetivo da Polícia Militar estará atuando em 100% de sua capacidade, com foco na proteção dos eleitores e na garantia da ordem pública durante o processo eleitoral.
Faltam 4 dias treine como votar no 1º turno das Eleições 2024 com o Simulador de Votação
O policiamento preventivo foi iniciado em 24 de setembro, com a intensificação da segurança nos cartórios eleitorais. Já no sábado (5), os policiais irão escoltar as urnas até os locais de votação, permanecendo em vigilância constante durante 24 horas. Haverá revezamento de efetivo até o encerramento do período eleitoral, para assegurar a segurança dos equipamentos.
No dia da votação, o foco das operações será a proteção dos eleitores e a manutenção da paz nas imediações dos colégios eleitorais. O objetivo é garantir o direito ao voto e evitar qualquer tipo de conflito ou desordem.
As forças de segurança foram preparadas por meio de uma Instrução Continuada de Comando (ICC), que orientou sobre aspectos cruciais do processo eleitoral, como a proibição de prisões de eleitores desde cinco dias antes das eleições, salvo em caso de flagrante, e as restrições ao porte de armas para Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs). Além disso, foram reforçadas as orientações sobre os crimes eleitorais, que incluem o uso de alto-falantes, comícios, carreatas e propagandas de boca de urna.
De acordo com o coronel Gentil Epaminondas Carvalho Júnior, responsável pela Coordenadoria de Operações da Polícia Militar (CoordOp), a preparação adequada das forças de segurança é crucial para a tranquilidade do pleito, como em eleições anteriores. “Nossa missão é garantir que os eleitores exerçam seu direito ao voto de forma segura, com total liberdade e tranquilidade durante seus deslocamentos”, destacou.