Secretaria da Mulher promove mesa redonda sobre combate à violência contra a mulher

Secretaria da Mulher promove mesa redonda sobre combate à violência contra a mulher

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, realizou na última terça-feira (12), no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, uma mesa redonda com o tema “Elas não se calam! ”, reunindo lideranças e mulheres de diferentes áreas para debater prevenção, acolhimento e enfrentamento à violência contra a mulher.

O encontro contou com a presença da secretária interina da Mulher, Família e Direitos Humanos de Pindamonhangaba, Magda Félix; da secretária da Mulher de Lorena, Valéria A. Fortes; da empresária Eliana Godói; e da advogada Giuliana Faria de Souza Vizaco, vice-presidente da OAB de Pindamonhangaba. A mediação foi conduzida pela diretora da Mulher e Família, Luciana Simonetti.

Com um ambiente seguro e acolhedor, a mesa redonda promoveu troca de experiências, informações sobre leis e suas atualizações, além de reflexões que fortaleceram a consciência coletiva e incentivaram ações de prevenção e apoio às mulheres vítimas de violência. Os relatos emocionantes de superação inspiraram o público presente e abriram espaço para que muitas participantes compartilhassem seus medos e desafios.

Para a mediadora Luciana Simonetti, o combate à violência doméstica é uma luta que mistura sentimentos profundos e dolorosos com momentos inspiradores e motivadores. “Essa luta não é apenas técnica ou jurídica, é também emocional e humana, pois envolve proteger dignidade, preservar vidas e reconstruir história”.

Já a secretária interina Magda Félix destacou que o Agosto Lilás vai além de uma campanha. “O encontro foi um momento de reafirmar que nenhuma mulher deve enfrentar a violência sozinha. O Agosto Lilás se mostrou, mais uma vez, muito além de uma campanha: é um compromisso constante com a vida, a dignidade e os direitos de todas. Reunimos vozes que não se calam para fortalecer políticas públicas, compartilhar experiências e lembrar que a luta contra a violência é de toda a sociedade. Como secretária interina da Mulher, Família e Direitos Humanos de Pindamonhangaba, tenho comigo a responsabilidade de transformar escuta em ação e palavras em proteção”.

A programação do Agosto Lilás segue com outras atividades de conscientização e mobilização contra a violência doméstica e familiar: segunda-feira (18) às 13h30, caminhada e roda de conversa na Casa São Francisco, com o tema “Lei Maria da Penha no combate a violência contra a mulher”; quarta-feira (20) das 13h às 16h uma roda de conversa e caminhada de conscientização no Shopping Pátio Pinda, com serviço de aferição de pressão e glicemia; quinta-feira (21) às 9h, roda de conversa no CRAS Castolira, com o tema “Lei Maria da Penha no combate a violência contra a mulher”; sexta-feira (22) das 14h às 17h caminhada de conscientização pelas ruas do centro e uma roda de conversa na Casa do Negro; sexta-feira (29) às 10h, o lançamento oficial da Campanha “Feminicídio Zero” na Praça 7 de Setembro. Reforçando o compromisso do município com a proteção e valorização das mulheres.

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest