O estado de São Paulo avança na prevenção de desastres climáticos com a instalação de um radar meteorológico de alta tecnologia na Unicamp. O equipamento, adquirido em parceria com o Governo de São Paulo e a Agência Metropolitana de Campinas (AgemCamp), custou R$ 4,4 milhões e será capaz de detectar eventos meteorológicos extremos em um raio de até 100 km.
A previsão é que comece a operar de forma experimental em dezembro, auxiliando a Defesa Civil na emissão de alertas preventivos.
O radar foi instalado no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, reforçando o Sistema de Radares do Governo de São Paulo.
Parque da Cidade de Pindamonhangaba prepara festa inclusiva para o Dia das Crianças
Esse sistema já conta com outro radar instalado em Ilhabela, que monitora um raio de 120 km. Ambos os equipamentos permitirão maior precisão na detecção de fenômenos como chuvas intensas, oferecendo à Defesa Civil melhores condições para agir rapidamente e proteger vidas.
Segundo Marcelo Branco, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, o investimento faz parte de um esforço contínuo para melhorar a fiscalização de áreas de risco e prevenir tragédias, principalmente com o agravamento das mudanças climáticas. A iniciativa, aprovada pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, inclui a utilização de tecnologia de ponta, como a dupla polarização, que aumenta a precisão na previsão de chuvas e na classificação de fenômenos meteorológicos.
Além do radar, o Governo de São Paulo lançou em dezembro de 2023 o Sistema de Monitoramento de Áreas Suscetíveis (SMAS), uma ferramenta que fiscaliza ocupações irregulares e situações de risco, abrangendo inicialmente 24 cidades, incluindo municípios do Litoral Norte, Baixada Santista e Grande São Paulo. Este sistema permite ao governo identificar alterações no uso do solo e alertar municípios e proprietários para possíveis ações de correção.
A expectativa é que com o novo radar e os demais sistemas de monitoramento, São Paulo esteja melhor preparado para lidar com as adversidades climáticas e garantir a segurança da população.
Dia das Crianças em Ilhabela Diversão Garantida no Novo Parque do Galera