Robson de Souza, conhecido como Robinho, foi submetido a uma audiência de custódia na Justiça Federal em Santos, nesta quinta-feira (21). Ele foi encaminhado ao complexo penitenciário em Tremembé, onde cumprirá uma sentença de 9 anos de prisão por estupro coletivo cometido em 2013 contra uma mulher albanesa. A condenação foi julgada na Itália e será cumprida no Brasil, conforme determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Robinho foi preso em sua cobertura em Santos por volta das 19h, sendo conduzido pela Polícia Federal até a sede da instituição policial na cidade. Em seguida, foi levado à Justiça Federal, onde ocorreu a audiência de custódia e foi decidida a manutenção da prisão. Posteriormente, foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Santos para exame de corpo de delito e, em seguida, à penitenciária.
A Corte Especial do STJ o condenou a 9 anos de prisão em regime fechado por estupro coletivo. A decisão foi em resposta a um pedido do governo italiano para que Robinho cumprisse a pena no Brasil, já que o país não extradita seus cidadãos. O Superior Tribunal Federal enviou a ordem de prisão à Justiça de Santos, que expediu um mandado de prisão.
O crime ocorreu em 2013, quando Robinho era jogador do Milan, na Itália. Ele e outros cinco homens estupraram uma mulher albanesa em uma boate em Milão. Os condenados afirmaram que a relação foi consensual, porém, a vítima estava inconsciente devido ao consumo excessivo de álcool.
Após a condenação italiana, Robinho continuou vivendo no Brasil e praticando esportes, preferindo convidar amigos para jogar em sua quadra particular. A legislação brasileira impede a extradição de brasileiros natos para cumprimento de penas no exterior, então o governo italiano pediu a homologação da sentença estrangeira para que a pena fosse cumprida no Brasil. A defesa de Robinho alegou que isso viola a Constituição brasileira.
Presídio dos famosos
A penitenciária, em Tremembé, é conhecida por abrigar condenados por crimes de grande repercussão. Cumprem pena no local, entre outros, Alexandre Nardoni, Cristian Cravinhos, Lindemberg Alves e Gil Rugai.