Rio de Janeiro compra equipamentos antidrone para a área de segurança

O Gabinete de Segurança Institucional do estado do Rio de Janeiro fez, nesta segunda-feira (25), pregão para a compra de 80 sistemas de neutralização de aeronaves não tripuladas, conhecidos como sistemas antidrone. O investimento, de quase R$ 27 milhões, será destinado a equipamentos que vão ser utilizados pelas polícias Civil e Militar e pela Secretaria de Administração Penitenciária.

Os novos sistemas têm tecnologia de bloqueio de sinais por radiofrequência, capazes de detectar, rastrear e neutralizar drones que representem risco à segurança pública.

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a segurança institucional e proteger áreas sensíveis contra o uso de drones em atividades ilícitas, principalmente as áreas do complexo penitenciário do Estado.

Em nota, o governador Cláudio Castro afirmou que a aquisição dos sistemas antidrone faz parte do investimento do governo em um grande pacote de tecnologia. E que já são mais de R$ 4,5 bilhões investidos em câmeras corporais, de reconhecimento facial, leitura de placas, drones e outros equipamentos de ponta aliados da segurança pública.

A medida é uma resposta do governo ao aumento da utilização de drones em ações criminosas, como vigilância ilegal, transporte de objetos proibidos, como armas e drogas, ameaças a autoridades e agentes de segurança, e até mesmo o lançamento de artefatos explosivos.

*Com informações da Agência Brasil


Segurança

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest