Cláudio Souza
Proteção ao Cidadão
A última reunião de 2025 do São José Unida, realizada pela Prefeitura de São José dos Campos nesta quarta-feira (10) no Paço Municipal, destacou os bons resultados obtidos nos oito anos do programa criado em 2017 para união das forças de segurança com o objetivo de prevenir a violência e reduzir a criminalidade.
Entre os índices históricos, a cidade ficou quatro anos sem registro de roubos a bancos e atualmente 90% dos homicídios são solucionados, produtividade bem maior do que a média nacional, que é de 30%.
O balanço apresentado durante a reunião também mostra que desde 2021, quando foi implantado o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), 1.723 suspeitos foram detidos, 822 veículos foram recuperados (média mensal de 15) e 3.726 ocorrências foram atendidas.
O CSI é o coração tecnológico do São José Unida com câmeras inteligentes e com monitoramento 24 horas em tempo real espalhadas por toda a cidade, contribuindo todos os dias para a solução rápida de crimes.
Dr. Múcio (à esquerda): São José é exemplo para o Brasil | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC
Mais segurança
Os representantes da Prefeitura apresentaram, ainda, os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, com queda expressiva nos principais índices criminais na comparação dos 10 primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2016, ano anterior à criação do São José Unida: roubos de veículos (-90%), roubos (-86%), furtos de veículos (-70,5%) e furtos (-16%).
Os bons resultados do programa São José Unida se devem à ampliação de investimentos e uso da tecnologia, união das forças de segurança, implantação de novos programas e incremento de ações e melhorias constantes, garantindo mais segurança e qualidade de vida à população.
Fazem parte do São José Unida a Guarda Civil Municipal, Departamento de Posturas Municipais e Estética Urbana, Defesa Civil, agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Detran-SP, numa força-tarefa para prevenir e reduzir os índices criminais.
Os representantes das forças de segurança também fizeram balanços dos bons resultados obtidos neste ano.
Os principais índices criminais têm despencado progressivamente | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC
Sinergia
As lideranças das forças de segurança destacaram a importância da união de forças para queda da criminalidade.
“Todos estão de parabéns pelos excelentes resultados. Esta sinergia das forças de segurança é fundamental. A Prefeitura é pioneira e virtuosa por ter implantado um programa como o São José Unida, exemplo para todo o Brasil”, disse o delegado de Polícia Civil e diretor do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 1), Múcio Mattos Monteiro de Alvarenga.
“Estamos motivados para trabalhar cada vez mais, sempre de forma integrada e utilizando a tecnologia para reduzir os crimes e garantir mais segurança para a população”, completou.
As placas entregues às lideranças das forças de segurança | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC
Reconhecimento
Ao final da reunião, a 30ª desde a criação do programa São José Unida em 2017, os servidores públicos municipais e as lideranças das forças de segurança receberam uma placa de agradecimento pelo trabalho conjunto.
Na honraria, é citado o prêmio ganho pelo São José Unida de qualidade e eficiência na gestão pública, concedido no último dia 27 de novembro pela AMVale (Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte), que reúne as 39 cidadesda Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.
MAIS NOTÍCIAS
Proteção ao Cidadão



