A Câmara de Taubaté realizou solenidade comemorativa ao Dia da Bíblia na segunda-feira, 29, com a participação de representantes de diferentes religiões que promoveram reflexões sobre o livro sagrado. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Jessé Silva (Podemos).
O vereador Ariel Katz (PDT) foi orador oficial e pontuou o tema da solenidade, a passagem “Toda a escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”, do segundo livro de Timóteo, capítulo 3, dos versículos 16 a 17.
“Esse texto nos lembra que a Bíblia não é apenas um livro, é um guia de vida, um instrumento de transformação e de formação de caráter. Ela nos orientar a agir com justiça, amor e sabedoria, para que possamos cumprir nosso papel como cristãos e também como irmãos”, discorreu o vereador.
Em nome da comunidade católica, o padre Wellington Giovane Santos lembrou que dia 30 de setembro a igreja católica comemora São Jerônimo, que traduziu a sagrada escritura para o latim, tornando-a acessível até os dias atuais.
“Neste trecho (2 Timóteo 3, 16-17), o apóstolo (São Paulo) apresenta a fonte de onde Timóteo deve tirar sua sabedoria, de onde pode tomar exemplos de ações a seguir e a evitar. Toda escritura vem da parte de Deus, não dos homens. Os exemplos da sagrada escritura são para toda vida e servem para todos, especialmente para os que ocupam cargos de autoridade, para que tenhamos norte a seguir e que possamos ter consolação e esperança de dias melhores”, refletiu o padre.
Representando a comunidade espírita, André Luis Ferreira Santos afirmou que a linguagem que une todas as religiões é a prática do bem e da caridade.
“Esse é um momento muito importante de nos unirmos nos ideais de bondade, de procurarmos praticar o bem, não apenas nas nossas casas de crenças, mas que sejamos luz onde quer que estejamos, a começar nos nossos lares, onde trabalhamos, onde convivemos com todos. Nós precisamos ser pessoas boas na vida, em todos os lugares. Acho que essa é uma das mensagens mais importantes que está na essência do nosso evangelho, na Bíblia, naquilo que pregamos. Precisamos de paz e de muita luz”, reforçou.
A comunidade evangélica foi representada pela oradora Juliana Machado Rezende. Ela afirmou que a palavra de Deus revela o criador, traz sentido e esperança.
“Quando o apóstolo Paulo fala a Timóteo neste texto-base deste dia, está falando sobre este livro ser inspirado e soprado por Deus nos ouvidos e corações dos escritores bíblicos, aponta que a escritura é fonte de sabedoria e revelação, não somente informação, mas aponta uma forma de viver sobre a instrução na justiça, que é esse viver de acordo com a palavra de Deus”.
Os vereadores Nicola Neto (Novo), Vivi da Rádio (Republicanos) e Zelinda Pastora (PRD) participaram da solenidade. O vídeo está disponível no canal da TV Câmara Taubaté no Youtube.