O Governo de São Paulo, por meio do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), organizou nesta sexta-feira (25) mais uma edição do mutirão “Encontre seu pai aqui”, uma iniciativa voltada ao reconhecimento de paternidade gratuito para famílias que desejam comprovar o vínculo familiar.
A edição de outubro, assim como as anteriores, ocorreu na unidade do Imesc localizada na Rua Barra Funda, 824, no centro da capital paulista.
Durante o mutirão, que ocorre sempre no final de cada mês, as famílias podem realizar o exame de DNA sem necessidade de agendamento prévio. O processo envolve a coleta de uma pequena amostra de sangue, retirada da ponta do dedo do participante.
Em seguida, o material genético é analisado em laboratório por uma equipe de biólogos, que elabora o laudo conclusivo.
Os resultados ficam prontos em até 15 dias e são encaminhados ao Ministério Público, que assume a responsabilidade de convocar as partes envolvidas para a entrega do laudo. Todo o processo, entre coleta e comunicação do resultado, pode levar até 30 dias, trazendo agilidade e acessibilidade ao processo de reconhecimento de paternidade.
Centro-direita domina capitais e PSD se consolida como maior vencedor entre prefeitos eleitos