Com o objetivo de manter a população de Pindamonhangaba informada sobre a instalação dos novos radares de fiscalização eletrônica do Governo do Estado no município, a Prefeitura realizou contato com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) e informa que os 11 radares de velocidade em rodovias estaduais estão em processo de implantação.
O Governo do Estado está implantando 649 pontos de fiscalização em todo o Estado, que foram divididos em 14 lotes correspondentes às Coordenadorias Gerais Regionais (CGRs) do DER e apenas um lote teve a confirmação de operação. Antes de entrar em operação, os equipamentos passam por etapas de implantação física, testes e homologação.
Segundo informações do DER, cada lote está em fase distinta do processo – alguns em homologação, outros em testes e outros ainda em implantação.
Especificamente no município de Pindamonhangaba, que integra o Lote 6, relativo à região de Taubaté, os radares encontram-se em fase de implantação – nenhum dos equipamentos no município entrou em operação.
O início efetivo da fiscalização dos radares de Pindamonhangaba será amplamente divulgado pelos canais oficiais do governo, imprensa e Diário Oficial do Estado de São Paulo, assim que concluídos todos os testes.
A medida reforça a segurança viária, amplia a prevenção de acidentes e contribui para salvar vidas, com equipamentos instalados em trechos estratégicos e devidamente sinalizados com o limite de velocidade permitido. A seleção de cada ponto resulta de mapeamento técnico que considera fatores como altos índices de acidentalidade, histórico de excesso de velocidade, características geométricas da via, pontos críticos e áreas com travessia de fauna.
Confira os pontos onde os radares de velocidade irão entrar em operação, após a fase de testes e homologação:
SP 062 – km 158 Rod. Ver. Abel Fabrício Dias
SP 062 – km 156 Rod. Ver. Abel Fabrício Dias
SP 123 – km 028 Rod. Floriano Rodrigues Pinheiro
SP 123 – km 031 Rod. Floriano Rodrigues Pinheiro
SP 132 – km 159 Rod. Caio Gomes Figueiredo
SPA 085/060 – km 01 Av. Luiz Dumont Villares
SPA 092/060 – km 2.1 Av. Manoel César Ribeiro
SPA 092/060 – km 3.8 Av. Manoel César Ribeiro
SPA 092/060 – km 3.0 Av. Manoel César Ribeiro
SPA 099/060 – km 1,6 Av. NS Bom Sucesso
SPA 099/060 – km 1,0 Av. NS Bom Sucesso