Radar Anticorrupção: pesquisa do Governo de SP mostra os valores mais importantes dos agentes públicos

A Controladoria Geral do Estado de São Paulo (CGE SP) realizou, no período de 28 de outubro a 14 de novembro de 2025, a Pesquisa de Valores da Administração Pública Paulista por meio de um questionário online, contendo 5 questões, alcançando um total de 12.534 agentes públicos. A pesquisa faz parte do Plano Anticorrupção do Governo do Estado de São Paulo, também conhecido como Radar Anticorrupção, que engloba 128 iniciativas que serão colocadas em prática até o final de 2026. Até o momento, já foram concluídas 100 ações, o que representa 78% do total.

A amostra abrangeu diversos órgãos e entidades da Administração Pública paulista, englobando Secretarias, Autarquias, Fundações, Sociedades de Economia Mista e Empresas Públicas, com destaque para a Secretaria da Educação, que contribuiu com 2.881 respondentes, seguida pelo Centro Paula Souza (CEETEPS), com 1.721, e a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), com 1.683 participantes.

A distribuição dos respondentes por tempo de serviço revelou uma participação significativa de servidores com maior experiência, sendo 1.707 com até 5 anos de serviço, 974 com 6 a 10 anos, 4.555 com 11 a 20 anos e 5.298 com mais de 20 anos de atuação na administração pública.

Como resultado geral, os cinco valores mais citados como importantes foram:

  • Ética: 6.618 menções
  • Transparência: 6.002 menções
  • Responsabilidade: 5.172 menções
  • Profissionalismo: 5.011 menções
  • Respeito: 4.686 menções

A pesquisa também identificou que “Comprometimento” é o valor mais desafiador de implementar ou fortalecer na instituição.

Acesse o resultado completo da Pesquisa de Valores da Administração Pública paulista.

Agência SP

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias
Categorias

Se inscreva em nosso Newsletter

Receba notificações sobre as últimas notícias